A segunda explicação avançada no post abaixo parece confirmar-se. Os mercados financeiros internacionais caíram abruptamente. O medo da generalização da actual crise dos mercados de crédito é cada vez maior.
Ainda é cedo para fazer previsões. Devido à falta de regulação pública, existe uma enorme opacidade quanto ao risco suportado pelos diferentes agentes. Devido aos múltiplos (e exóticos) instrumentos financeiros é dificíl avaliar a robustez dos mercados. No entanto, as diferentes análises da imprensa financeira têm alertado para a falta de prudência dos mais importantes actores.
Em 2001, devido à intervenção oportuna da Federal Reserve e ao relaxamento do equilíbrio orçamental, as políticas públicas permitiram que o fim da bolha especulativa bolsista da segunda metade dos anos 90 não resultasse em mais do que uma breve recessão. Tudo depende da capacidade política de acção e do tamanho do "tombo" que a economia norte-americana enfrenta.
Nota: Na zona euro, devido ao estatuto do BCE e ao Pacto de Estabilidade, os dois instrumentos mencionados estão vedados aos decisores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
E isto não vai ajudar nada:
"Facing the Hard Truths about Energy" :
http://downloads.connectlive.com/events/npc071807/pdf-downloads/Facing_Hard_Truths-Report.pdf
http://environment.independent.co.uk/climate_change/article2790960.ece
Comentário de Jerome a Paris ao relatório da NPC (www.npc.org):
http://www.energybulletin.net/32428.html
Enviar um comentário