sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Maquete


Chama-se “Maquette for a monument to the contemplation of the possibility of mending a hole in a sock” [Maquete para um monumento à contemplação da possibilidade de remendar um buraco numa meia] e é da autoria de Jeff Wall, fotógrafo que tem uma retrospetiva no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), junto ao Tejo, em Lisboa. Não há tradução na exposição, ouça.

O MAAT, juntamente com a revista Electra e assim, é parte do branqueamento cultural da EDP, uma empresa criada pelo Estado português e que acabou na mão de estrangeiros, parte da cultura antipatriótica e logo antidemocrática da elite do poder. 

E que tal uma maquete para um monumento à contemplação de um país esburacado pelos superlucros de uma EDP ruinosamente privada?

2 comentários:

José Cristóvão disse...

Antigamente era o Museu da Eletricidade, que contava um pouco da história da industrialização portuguesa. Mas hoje em dia querem que essa história seja esquecida...

Anónimo disse...

Contempla mas não remenda. Foi por aquele buraco que "desapareceram" os IMI, IMT, Imposto do Selo e IRC (ufa!) das barragens do Douro...