sábado, 20 de maio de 2023

Privatizar é bom, mesmo que seja péssimo



A PT deixou de ser quem mais investia em tecnologia e investigação, a Cimpor quase desapareceu, os CTT passaram de marca prestigiada a exemplo de incompetência, a ANA multiplicou as taxas, a EDP e a REN estão nas mãos da China.

Daniel Oliveira, a quem roubei a bicicleta, neste caso o excelente título desta nota, resume bem os custos sociais da economia política das privatizações das últimas três décadas, no país que mais privatizou na UE até 2002, em percentagem do PIB (mais do que a Grande-Bretanha de Thatcher, por exemplo).

Se é verdade que foi Cavaco Silva quem iniciou as privatizações, com a revisão constitucional pactuada com Vítor Constâncio, das cervejas à banca, também é verdade que foram os governos PS os que mais privatizaram. Tal como Blair foi, assumidamente, o maior triunfo de Thatcher, Guterres e Sócrates foram os maiores triunfos de Cavaco e de Durão. A neoliberalização da social-democracia passou por aqui ou pela correlativa UEM (e quem se lembra do entusiasmo, na segunda metade de noventa, em relação a moeda única nessas bandas?). Haja memória, haja história recente da economia política.

E, sim, ainda têm o topete de dizer que as iniciativas liberais nunca existiram neste causticado país, também assim sem soberania.

2 comentários:

TINA's Nemesis disse...

Ainda bem que temos na comunicação social a esquerda liberal para nos recordar de factos!!!
A esquerda liberal sempre mistura alguns factos com platitudes inconsequentes, é instalada na comunicação social precisamente para isso, para administrar na audiência um conforto momentâneo que rapidamente se dissipa.
Livros como “Realismo Capitalista” de Mark Fisher e “Manufacturing Consent” de Edward S. Herman e Noam Chomsky explicam a função da esquerda liberal, e do porquê alguma verdade passar na comunicação social, é para que tudo fique sempre na mesma…

E isso de cultivar uma imagem de esquerda genuína e depois perguntar assim “ainda querem acabar com a NATO?” se calhar não é lá muito inteligente, o público alvo pode começar a questionar coisas...

Gostava de ver essa esquerda liberal recordar ao patrão isto:
“Balsemão considera que um dos problemas de Portugal é viver acima das suas possibilidades”

https://sicnoticias.pt/pais/2010-05-20-balsemao-considera-que-um-dos-problemas-de-portugal-e-viver-acima-das-suas-possibilidades1

Recordar é viver!

Mas felizmente o patrão Balsemão redimiu-se e já não acusa os portugueses de viverem acima das possibilidades, deixou para trás as convicções neoliberais tão na moda em 2010 para se reconverter ao centro esquerda social democrata... novamente...

https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2023-05-08-o-psd-e-de-centro-esquerda-como-afirma-balsemao-no-psd-cabem-todos-menos-este-ps-e-a-extrema-direita-responde-o-partido/

Com a ajuda crucial da esquerda liberal a humanidade vai finalmente se emancipar!

Jose disse...

Isto é desesperante!
Tanto génios a saberem o único verdadeiro modo como se deve fazer e vêm os liberais dizer que há modos diversos e que gente vulgar os vai encontrando, na liberdade de errar e acertar.

Já não se valoriza o génio, isto para não falar dessa liberdade de errar, negação absoluta de que há um único caminho genial.