sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

A incompetência que nutre os chacais


A Carris Metropolitana foi lançada na margem norte da AML. Novos números de linha, novos horários. Mas o site está inoperacional. A pesquisa por linhas não funciona. Não há sequer possibilidade de descarregar os horários em PDF. Ninguém, mesmo tendo o melhor conhecimento na consulta informática, elemento que nem sequer é garantido para uma boa parte dos utentes, consegue neste momento saber os horários em vigor.

Tudo isto poderia ter sido acautelado com um poder local presente. Que tivesse exigido informação às populações. Que tivesse exigido a disponibilização atempada de horários físicos, pelo menos junto da população idosa. Afinal, os municípios são contribuintes líquidos do sistema e devem poder ter uma palavra a dizer.

Nada foi feito. Nem poder central, nem poder local. Um projeto meritório de integração dos sistemas de transporte da AML é assim votado ao descrédito pelas populações por falhas grosseiras de planeamento. Não sei como é possível o autoboicote da causa pública chegar tão longe.

Quantas vezes será preciso lembrar ao Partido Socialista: não basta bater com a mão no peito e declarar-se defensor dos serviços públicos. São necessários financiamento, meios humanos e competência para que esses serviços públicos sejam funcionais e credíveis aos olhos do povo.

Cada episódio destes é uma machadada na credibilidade do serviço público em Portugal e um bombom à extrema-direita económica que não descansará enquanto não entregar tudo isto à propriedade privada.

O Estado não gere necessariamente mal e o controlo democrático dos serviços públicos contribui para uma sociedade mais coesa e para serviços públicos que podem funcionar melhor com menos despesa do que a seria necessária para garantir uma renda a privados. Mas o Partido Socialista gere muito mal. Tem quadros intermédios de qualidade miserável.

Nada aprenderam com o famoso e perspicaz comentário de Enrico Berglinguer, histórico dirigente do PCI, que, quando o Partido Comunista Italiano governava uma parte sigificativa das regiões do Sul de Itália, afirmou a importância para a credibilização do partido de os comboios chegarem a horas sob a sua gestão.

Forma perspicaz de dizer que ter princípios elevados sem forjar relações de confiança na vida prática das populações de nada vale.

2 comentários:

Jose disse...

«Não sei como é possível o autoboicote da causa pública chegar tão longe»

Tem estado fora do país desde há muito tempo?

Anónimo disse...

O PS não é um partido é uma farsa.