terça-feira, 10 de agosto de 2021

Durmam bem

Nem nos tempos de infância, dados a histórias de embalar e à presença do Topo Gigio e do Vitinho na televisão, sentimos que tudo à nossa volta se alinhava para dormirmos bem. 

Início de publicidade, sob a forma de reportagem, no Fugas. Trata-se de um hotel, desculpem, de um sleep spa (termas dorminhocas), numa das zonas mais movimentadas de Coimbra, o Largo da Portagem. A 500 euros por noite, põem-no a dormir bem, garante-nos a jornalista que aí pernoitou por convite. Diz que é das camas.

Este exemplo da ideologia do porno-riquismo, omnipresente neste tipo de suplementos, onde nada se faz sem várias centenas de euros, fez-me lembrar, em versão pequena farsa, a grande tragédia da lógica 24/7 analisada por Jonathan Crary: o sono reparador, essa fronteira da mercadorização, é ameaçado por um sistema que é inimigo da segurança social e do descanso individual. 

Durmam bem.
  

2 comentários:

Hélder Rocha disse...

Esse livro de Jonathan Crary é lapidar. Eu, que trabalhei por turnos durante 5 anos, sei bem que a "barreira natural" sono não pode ser eliminada. "Mas ele pode ser arruinado e espoliado, e já estão em curso métodos e motivações para conseguir essa ruína(...)"pg 25.

Invejoso disse...

Como diria o socialista suave (Seixas da Costa?): Não seja invejoso, camarada João!