sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Soberania democrática

[A] troika estava a precisar de sentir que há quem defenda a capacidade negocial externa do Estado: a população na rua de norte a sul.

José Medeiros Ferreira

Invejável capacidade de síntese. O problema principal é que a troika também sente que há quem não defenda, e até ataque, a capacidade negocial externa do Estado: o governo de Gaspar. É que o seu poder interno depende precisamente de poderes externos, do governo alemão, de instituições europeias e de fracções do capital, como o apoio descarado dado pelo ministro das finanças alemão aliás confirma. Também por isso é muito importante recordar hoje a Cavaco que a soberania democrática ainda é popular.

2 comentários:

Diogo disse...

A Alemanha nada tem a ver com isto. Quem tem a ver são os governantes da Alemanha, de Portugal, da Grécia, dos EUA, etc. Todos a soldo do Monopólio Bancário Mundial.

Acho espantoso que este blogue ainda não tenha percebido este facto tão simples...

Ricardo Reis disse...

Pronto, lá vêm as teorias da conspiração infalsificaveis. Oh Diogo, a criação de dinheiro pelo crédito é positiva e a sua ausência é prejudicial. Basta olhar para as consequências da falta de crédito na economia atual. Deixe lá o Zeitgeist de lado e leia um livro de texto de economia.