terça-feira, 4 de junho de 2019

Capital


Tenho face às conspirações a mesma atitude que em relação às bruxas: não acredito, mas lá que existem, existem. Vem isto a propósito de mais uma reunião do Clube de Bilderberg. Pela mão dessa referência ético-política progressista, como agora se diz, que é o banqueiro Durão Barroso, Fernando Medina estreou-se, na semana passada, neste clube secreto.

Medina já tinha sido convidado, em 2016, juntamente com outra referência, Maria Luís Albuquerque, mas não tinha ido. Pensei que tivesse sido uma saudável tomada de posição política a favor da transparência democrática, mas afinal parece que foi um problema de agenda.

Conspirações e bruxas à parte, o Clube de Bildberberg é uma dessas instâncias de articulação elitista para a continuada reorganização, supostamente pós-nacional e claramente pós-democrática, do capitalismo, sempre a favor do tal 1%. A ida assinala que o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa tem ambições políticas para lá da capital, mas não para lá das fracções dominantes do capital.

Duvido que o social-liberalismo de bolha imobiliária e turística lisboeta, num país cada vez mais desequilibrado territorialmente a favor da capital e do capital financeiro e especulativo, tenha grande futuro político. Mas isto sou eu, que sou um incorrigível optimista da vontade.

11 comentários:

S.T. disse...

Aguardo ansiosamente o meu convite. (Ou não...)

S.T.

Geringonço disse...

Em tempos, "bruxas" foram queimadas pela teoria da conspiração/ heresia "a Terra é redonda".

Mais recentemente, "bruxas" foram consideradas aliadas de terroristas, traidoras à pátria e "valores ocidentais" por se oporem à intervenção militar no Iraque.

Ainda mais recentemente, uma certa "esquerda", a "esquerda cosmopolita" andou a disseminar a teoria da conspiração "A Rússia elegeu Trump".

Teorias da conspiração há muitas, umas acertam, outras nem tanto...

Paulo Rodrigues disse...

Medina não é Sócrates, como o prova o episódio do prédio comprado a um empreiteiro na baixa de Lisboa, prontamente abafado pelas oligarquias.

vitor disse...

Dá dó vê-lo babar-se quando fala do turismo. Eles vendem tudo, eles vendem tudo e não deixam nada.

Anónimo disse...

Entretanto não muito longe daqui ainda há um PM que os têm no seu lugar:

"...The International Monetary Fund says it would be hard to prevent a sovereign debt crisis in Italy engulfing Spain and Portugal. The ECB could therefore face a Target2 crisis approaching €1 trillion if Italy’s rebel government sets off a chain reaction with its ‘minibot’ notes - which it claims are needed to cover €52bn of state arrears to Italian contractors and households...."

Jose disse...

O ridículo da coisa é esta esquerda que promete dinheiro a meio mundo (a começar nos coitadinhos como diz ser de norma) e depois se queixa das bolhas capitalistas que são meio indispensável para lhes dar dinheiro sem terem que sofrer as agruras da penosa formação de capital pelo trabalho produtivo, que sempre proclamam ser enorme sacrifício dos mesmos coitadinhos.

S.T. disse...

Haaa, pois os "coitadinhos" e rebéu-béu pardais ao ninho.

O combate que José trava contra o princípio da solidariedade humana deve ser também avaliado numa perspectiva histórica e antropológica.

Cumpre perguntar: O que faz dos humanos... humanos? Qual é a especificidade, ou pelo menos o traço distintivo mais acentuado que faz destes bípedes "seres humanos"?

Curiosamente a resposta parece vir de um nosso tio-avô evolutivo.
O artigo é um obituário recente do NYT que faz uma resenha do trabalho de Ralph Solecki:

https://www.nytimes.com/2019/04/11/obituaries/ralph-solecki-dead.html

"Dr. Solecki, who was also a Smithsonian Institution anthropologist at the time, said physical evidence at Shanidar Cave, where the skeletons were found, suggested that Neanderthals had tended to the weak and the wounded, and that they had also buried their dead with flowers, which were placed ornamentally and possibly selected for their therapeutic benefits."

"O Dr. Solecki, que também era um antropólogo da Smithsonian Institution na época, disse que a evidência física na caverna Shanidar, onde os esqueletos foram encontrados, sugeriu que os Neandertais tinham cuidado dos fracos e feridos, e que também tinham enterrado os seus mortos com flores, que foram colocadas ornamentalmente e possivelmente escolhidas pelas suas virtudes terapêuticas "."

"The exhumed bones of a man, named Shanidar 3, who had been blind in one eye and missing his right arm but who had survived for years after he was hurt, indicated that fellow Neanderthals had helped provide him with sustenance and other support."

"Os ossos exumados de um homem, chamado Shanidar 3, que tinha sido cego de um olho e perdeu o braço direito, mas que havia sobrevivido por anos depois de ter sido ferido, indicaram que os neandertais ajudaram a fornecer sustento e outro apoio."

Ou seja, será que a proposta neoliberal de José e dos seus donos é o retrocesso civilizacional para uma animalidade anterior aos humanos primitivos neandertais?

Talvez seja bom os direitolas começarem a pensar melhor nas suas propostas.
E já agora no encadeamento racional entre solidariedade e bolhas capitalistas, que está longe de ser provado e é mais uma conversa de chacha do José.

S.T.

Unknown disse...

O problema não são os manetas cegos. Para esses chega sempre e é justo. O problema são os outros que se fazem, os coitadinhos...

S.T. disse...

O José terá perdido a password para fazer login ou perdeu o pio e mandou um compincha responder?

Duma outra perspectiva o problema são justamente os "manetas cegos" que não querem ver os resultados das suas ideologias regressivas. E precisamente por vezes não chega.

Será este o modelo que o pessoal da direita que aqui vem arengar posta de pescada pretende instituir em Portugal?

https://www.studyfinds.org/two-thirds-of-all-american-bankruptcies-are-due-to-medical-expenses-study-finds/

Um modelo privado que já é responsável não só por falências pessoais mas por retrocessos significativos nas estatísticas de mortalidade dos USA? A sério?

É esse o modelo civilizacional que os arautos da saúde privada nos querem impingir?

https://medalerthelp.org/healthcare-statistics/

Vade Retro!

S.T.

S.T. disse...

Olha aqui uns gráficozinhos para "cegos manetas" direitolas:

https://www.americashealthrankings.org/learn/reports/2016-annual-report/comparison-with-other-nations

Como se vê o sistema privado dá um resultadão.

S.T.

Anónimo disse...

O Jose prefere sempre incentivar o resta de reptíleano no seu hipotálamo. De barriga cheia pensa melhor como estraçalhar os seus semelhantes.