sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Silêncios

É impressão minha, ou os meios de comunicação social em geral (e as televisões em particular), ignoraram olimpicamente a conferência «Economia Portuguesa: uma economia com futuro», realizada há uma semana na Fundação Calouste Gulbenkian e a que o Ricardo Paes Mamede e o Alexandre Abreu já se referiram, aqui e aqui?

Façam um exercício. Num qualquer motor de busca da internet, coloquem o título da conferência. Depois comparem os resultados obtidos, em termos de cobertura noticiosa, com os que resultam da pesquisa por «Compromisso Portugal» ou «Mais sociedade». Espantoso, não é?

Num momento em que se acumulam as evidências do fracasso da solução austeritária (e em que se assiste a um esforço gradual de reorientação do discurso por parte de alguns dos que a defendiam há um ano atrás), os meios de comunicação social - deliberada ou levianamente - decidem ignorar um encontro que juntou mais de quatrocentas pessoas a discutir caminhos alternativos para a economia portuguesa.

A crise, como dizia o Miguel Cardina, também há um ano atrás, continua a começar aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não leve a mal o inocente lapso da comunicação social...

Anónimo disse...

Parece ter toda a razão...:)
Aliás a Grécia,escrupulosa cumpridora dos planos de austeridade está quase a sair da crise enquanto a Irlanda que teima em cometer os erros do passado está perto do caos...


j

Zuruspa disse...

É a comunicaçäo social a garantir que a Economia Portuguesa näo tem futuro...

Ao idiota útil anónimo, a Irlanda que produz para o mercado interno está quase apagada do mapa (tal como na Grécia), a "recuperaçäo" está ligada ao capital inglês sim, (instituiçöes financeiras), e dá-se porque diz que a economia globalmente está "recuperar".