terça-feira, 14 de março de 2023

Entretanto, as taxas de juro, caíram. O que pode ter acontecido?


(i) os mercados estão a exagerar porque, mesmo com o maior aumento da taxa de juro dos últimos 40 anos, continuam a ter dinheiro suficiente para devolver os depósitos que lhe foram confiados.

ou

(ii) os mercados não estão a exagerar porque, com o maior aumento da taxa de juro dos últimos 40 anos, não continuam a ter dinheiro suficiente para devolver os depósitos que lhe foram confiados e por isso correm a apanhar a boia de salvação que bancos centrais ditos - mal - independentes acabam sempre por lhes estender.

Nesta análise de largo espectro, estou de acordo com Ricardo Reis. É uma questão de lógica. Ou, melhor, de falta dela. Também me parece não haver grande dúvida de que foi uma coisa ou outra qualquer, aquela coisa ou o seu contrário.

Deste lado, contudo, era capaz de jurar que parece muito a segunda.

Se, pelo menos, não fosse tão previsível. Se, ao menos, estivessemos na sala a jogar monopólio, tabuleiro onde a banca também nunca perde.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas vai haver recessão?

Lowlander disse...

"Se, ao menos, estivessemos na sala a jogar monopólio, tabuleiro onde a banca também nunca perde."

Fun fact:
No jogo monopolio com as regras normais, se todos os jogadores se recusarem a comprar propriedades (incluindo quando as propriedades sao colocadas em leilao) e continuarem percorrer o tabuleiro recolhendo os seus "salarios" sempre que passam pela casa de partida, todos os jogadores enriquecem e o banco vai a falencia.

Lowlander disse...

O Ricardo Reis nao e aquele sensato economista que em Setembro de 2008 escreveu que a Grande Crise Financeira ia durar... va la... um mesito...?