quarta-feira, 25 de março de 2020

A UE no seu melhor. Uma vez mais

"Ao mesmo tempo que, nos Estados Unidos, o Congresso se prepara para aprovar um plano de estímulo económico equivalente a quase 10% do PIB norte-americano, na zona euro mantém-se as dificuldades em acertar uma resposta comum poderosa", lê-se hoje no Público.

Não são só os reduzidos montantes que estão em causa. É a natureza da resposta. Nos EUA aprovou-se um plano vasto, que inclui entregar dinheiro directamente às pessoas, a par dos apoios às empresas e ao reforço das despesas como sistema de saúde - tudo apoiado por uma intervenção directa do banco central. Deste lado do Atlântico, o Eurogrupo não conseguiu sequer o básico, que seria acordar sobre a utilização de um instrumento que já foi criado há vários anos (o Mecanismo de Estabilidade Europeu).

Para piorar as coisas, nada é dito sobre o que acontecerá no futuro ao países que hoje já têm dívidas públicas elevadas e que terão de as aumentar ainda mais para combater os efeitos do covid-19. Se assim continuar, qualquer governo razoável irá conter as suas despesas (apesar da urgência) e qualquer investidor racional irá hesitar em emprestar dinheiro aos países em causa. Ou seja, a queda da actividade económica será maior do que deveria ser, os custos de financiamento serão maiores do que poderiam ser e teremos pela frente uma década de austeridade reforçada.

A UE no seu melhor. Uma vez mais.

[Um à-parte: algumas das palmas que se batem às janelas todas as noites deveriam ir para os jornalistas Sérgio Aníbal do Público e João Silvestre do Expresso, que têm feito um trabalho notável no acompanhamento dos temas económicos relacionados com a crise do covid-19.]

6 comentários:

Jose disse...

Seria interessante saber quanto e para quê seria satisfatório para Portugal.

Anónimo disse...

Nouriel Roubini está no twitter live a dar uma grande lição:

https://t.co/gs25u5gWex?amp=1

Anónimo disse...

Terminou o video live de Nouriel Roubini no Twitter.

Em minha opinião é uma lição magistral com recados muito duros para quem minimiza a gravidade da crise do COVID19 e aponta nas direcções correctas.

https://twitter.com/Nouriel/status/1242798510086311941?s=20

Geringonço disse...

Os europeístas não são fantásticos?!

Criaram a crise artificial das dívidas "soberanas" para consolidar poder, agora aproveitam o Covid19 para consolidar ainda mais poder, europeísmo custe o que custar!

Pelo menos 2 décadas perdidas e 2 gerações perdidas para o fanatismo europeísta-neoliberal...

Assim que as "elites" europeístas contenham o Covid19, assim que se sintam seguras vão começar a fazer o mesmo que sempre fizeram.
Pensa um "elitista" europeísta "agora que estou safo, business as usual baby!!!"
Tal como aconteceu quando os Banqueiros e outros Capitalistas arrebentaram com a economia, estão safos agora que siga a austeridade para a ralé!

Os Estados têm os instrumentos financeiros para fazer face a mais esta crise, não o fazer é criminoso e espero que os responsáveis se isto vir a acontecer apodreçam numa jaula!

Mas por favor, continuemos a dar o beneficio da dúvida aos europeístas/ neoliberais, um dia Jesus Cristo desce à terra e vai ensinar os europeístas/ neoliberais a serem gente decente...

Anónimo disse...

Ainda há algém que duvide que grande parte da produção alimentar vai a curto prazo passar a ser local?

https://www.lesechos.fr/industrie-services/conso-distribution/les-supermarches-basculent-vers-100-de-fruits-et-legumes-francais-1188359

Há uma consequência que deve também ser ponderada, e que é, se houver falta de certos produtos quem é que vai conseguir controlar os seus preços? Sobretudo se as linhas de abastecimento forem perturbadas pelo coronavirus.

Anónimo disse...

Hesito entre "preserverantemente estúpidos" e "estúpidamente preserverantes" para classificar os trolls de direita que assolam o LdB.