terça-feira, 7 de abril de 2020

Diz que é uma espécie de liberalismo

O jornal ECO noticiou uma proposta do PSD que prevê a flexibilização do regime de férias para que as empresas possam descontar metade das férias aos trabalhadores que, por impossibilidade de manter a atividade, ficam em casa sem ser em regime de teletrabalho. O PSD propõe ainda que se flexibilize a utilização do banco de horas pelas empresas afetadas. Apesar de os sindicatos avisarem que forçar as pessoas a gozar férias é ilegal, sobretudo nas atuais circunstâncias, a medida foi rapidamente aplaudida pelos liberais de serviço.

Para o jornalista do ECO, António Costa, não há dúvidas: pedir à banca que participe no esforço nacional, depois das dezenas de milhões de euros gastos nos resgates, é "popular, para não dizer outra coisa". Tirar direitos aos trabalhadores é "corajoso", isto sim "merece atenção". É difícil encontrar melhor retrato do liberalismo em Portugal.

4 comentários:

PauloRodrigues disse...

O financiamento de think-tanks, o controlo dos media e a formação de tecnocratas são INVESTIMENTOS que as elites têm suportado para veicular a sua mensagem.
Estão a ver o resultado?

Geringonço disse...

Uma boa oportunidade para o Primeiro Ministro "Socialista" António Costa chamar repugnante à opinião do propagandista António Costa do "ECO"...

Jaime Santos disse...

Pois, eu cá acho que se deve fazer as duas coisas, limitar os lucros aos bancos e pelo menos flexibilizar o regime de gozo de férias em 2020. Aliás, creio que as creches privadas já estarão a planear manter-se abertas em Agosto. É que se não fizermos as duas coisas, pode não haver empresas depois do Verão para manter os empregos.

Como disse o Daniel Oliveira, estamos num momento em que não temos quase nenhuns direitos e temos todos os deveres. E isso não acabará com o fim do Estado de Emergência. Perder uns dias de férias (ou, vá lá, gozá-los lá mais para a frente) não me parece grande sacrifício.

Parece que à Esquerda e à Direita há quem ainda não percebeu que em situações de catástrofe, há mesmo alguns direitos que ficam suspensos. A bem do colectivo...

Jose disse...

Haja honestidade!

As dezenas de milhões de euros gasta foram-no em TRÊS bancos mal geridos e mal supervisados por um Estado incompetente.

Quanto a ilegalidades - não faltam 'ilegalidades' em situações de emergência - só o descaro de entender que gente metida em casa ( e a passear o cão) durante semanas sem fazer a ponta de um corno deve ir logo de seguida gozar plenamente o seu direito de descansar depois de um ano de trabalho!!!!