quinta-feira, 23 de abril de 2020

Pedalar


Se quisermos prevenir novas pandemias, estar melhor preparados para as combater e dispor dos instrumentos necessários para os desafios da recuperação económica, temos de ser capazes de garantir a nossa segurança económica e social. Esta vai desde a segurança alimentar à proteção dos nossos Serviço Nacional de Saúde, passando pela preservação e promoção de setores estratégicos de produção industrial nacional. Em suma, precisamos de recusar os ditames dos mercados internacionais e encetar um processo de desglobalização parcial, promovendo, na medida do possível e do desejável, a produção local, o emprego de qualidade e os serviços públicos. Para isso os Estados, enquanto instituições que refletem a vontade democrática, têm de recuperar e repensar os instrumentos de planeamento económico que regeram, de forma bem-sucedida, os destinos da economia internacional a seguir à Segunda Guerra Mundial. Só com política comercial, política industrial, soberania monetária, controlos de capitais e, sobretudo, um sistema de crédito público ao serviço do progresso social, podemos democraticamente prevenir futuras catástrofes e responder aos enormes desafios que agora se levantam, sem esquecer outras emergências, como o combate às alterações climáticas.

Se Nuno Teles não vem ao blogue, o blogue vai até ao Professor de Economia da Universidade Federal da Bahia: realmente, teremos uma, precisamos de uma, economia menos globalizada.

7 comentários:

Anónimo disse...

Um muito excelente parágrafo

Abraham Chevrolet disse...

Andava eu,com as minhas fracas capacitações, a tentar empurrar uns linguados de esquerda aos desprevenidos que por aí andam,coitadinhos,eis,que de repente me cai o Céu na cabeça,como ao Astérix,nos desenhos de Uderzo!
Então não é que o Ministro da Saúde do Brasil,escolhido a preceito pelo Bolsonaro, me desmascara ! Põe-me ao léu a verdade que eu e os meus camaradas sempre quisemos esconder : o coronovirus 19 é um vírus comunista ! Construído para dominar o Mundo e dar o poder à classe operária !
Amigos,companheiros,camaradas! Toca a embalar a trouxa e zarpar ! Contra um inimigo como este político brasileiro, nem a rendição basta para safar a pele !!!

Anónimo disse...

Ahahahah

Excelente Chevrolet

francisco oneto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PauloRodrigues disse...

O sistema neoliberal mesmo que tenha já falido ou venha a falir nos próximos tempos, irá resistir até ao fim pelo poder.
Não é por acaso que tantos países são governados por proto-fascistas. Hungria, Polónia, Turquia, São Salvador, Equador, EUA, Brasil, etc., etc., etc.
A falta de alternativas de esquerda facilita o trabalho dos fascistas.
Falta mobilizar as massas em torno de um projeto comum, como Bernie Sanders conseguiu (embora tenha esbarrado na oposição em bloco do próprio partido em que milita, o que provocou a desistência).
O monetarismo é mau?
Toda a gente o sabe, a começar nos neoliberais.
Mas enquanto o poder estiver nas mãos deles, a situação apenas pode ser agravada.
A hegemonia ainda não foi quebrada.
Para a quebrar, não adianta estarmos com a razão do nosso lado.
Para a quebrar, temos de mobilizar as massas, de fazê-los acreditar num projeto e, fundamentalmente, não desapontar os que acreditarem no projeto.

Anónimo disse...

Que paleio da treta o deste neoliberal infiltrado a pensar que isto ê o observador da coxa

Anónimo disse...

Este tipo continua por aqui a tentar dar corpo a outro idiota para os seus fins abjectos

Será que o PimentelFerreira não se enxerga?