quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Alguém acha que o salário mínimo não deve subir?


«Mas há alguém, e agora vou englobar mesmo todos, da extrema-direita à extrema-esquerda, há alguém que ache que o salário mínimo é muito e que não deve subir, que chega para viver? Há alguém? (...) O Dr. António Costa tem o desplante de dizer que o PSD é contra o aumento do salário mínimo nacional. Então o PSD é a favor do quê? Da redução do salário mínimo nacional? Acha que é dinheiro a mais?»

Rui Rio (janeiro de 2022)

«Qual o objetivo do Governo em aumentar o salário mínimo nacional? Fomentar mais o desemprego? Aumentar mais as falências? (...) Acha que o país precisa que eu agora chegue aqui e faça demagogia? E se o Governo disser que quer pagar 650 eu peço 700? Não é isso que o país precisa. Para fazer demagogia tenho outros. E infelizmente dado aquilo que aconteceu ao país, nós temos de ter os pés bem assentes na terra. (...) Eu repito, não acho adequado o aumento do salário mínimo nacional.».

Rui Rio (setembro/outubro de 2020)

No combate das ideias, uma das mais importantes conquistas da solução política à esquerda encontrada em 2015 foi o desfazer do mito de que o aumento do Salário Mínimo Nacional prejudicava a economia, conduzindo a «mais falências e desemprego», como disse Passos Coelho, para defender de seguida que o mais sensato era reduzir o seu valor. Teses que a realidade tratou de contrariar, como mostra a trajetória de recuperação do emprego depois de 2015 e o seu contributo para o relançamento da economia e o aumento dos salários.

Mesmo com afirmações contraditórias, o que já é revelador da sua consistência política, dir-se-á que Rio não é Passos. Mas a verdade é que ambos assumem a lógica da «economia do pingo», em que primeiro se cria riqueza e só depois se distribui, o fundamento para a recusa da subida dos salários e a primazia dada às empresas. Além disso, e como estamos em campanha eleitoral, convém lembrar Passos Coelho também por outra razão: a da propensão da direita para a velha tática de dizer primeiro uma coisa e fazer depois o seu contrário. Sem pestanejar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabem o que é comum a toda a gente que é contra subir o salário mínimo? Nenhuma delas ganha o salário mínimo.

Anónimo disse...

Tanto 2020 como 2022 são períodos de crise, mas a natureza da crise em cada um desses períodos é bastante distinta pois em 2020 havia muito mais incerteza económica do que agora.

Anónimo disse...

Está na hora de Rui Rio se processar a si próprio por difamação!