quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Proteccionismo, um tema fracturante


"Se a Europa quiser desenvolver a sua indústria, os seus empregos e o seu modelo social, ela terá de accionar o princípio da preferência comunitária, inscrito no Tratado de Roma. Este princípio não deve apenas traduzir-se na utilização prevista de uma tarifa exterior comum, mas também numa revisão da política de câmbio. Um euro sobreavaliado penaliza as exportações e os produtos fabricados na zona euro." (Ver aqui)

Este parágrafo, da autoria de Liêm Hoang-Ngoc, faz-me recordar que:

1) O Novo Trabalhista Peter Mandelson, agora no governo de Gordon Brown, foi o Comissário da UE que mais promoveu a destruição da indústria europeia, com destaque para a nossa que frequentemente serviu como moeda de troca. É a isto que Filipe Nunes chama uma política progressista de que nos devemos orgulhar ?

2) Em rigor, a UE não tem política comercial. O BCE fixa a taxa de juro de acordo com a sua única preocupação, a espiral inflacionista que vê sempre iminente. Daí o absurdo de (ainda agora !) manter taxas de juro mais elevadas que nos EUA, assim atraindo capitais de curto prazo, o que faz aumentar o 'preço' do euro. Na falta de um arranjo internacional negociado, quem perde é a Zona Euro. Um BCE independente, com mandato limitado à inflação, está inscrito no Tratado ... e também é obra da social-democracia europeia dos últimos 20 anos !

Temas fracturantes, claro. Em 2009 o debate continua.

Um Bom Ano para todos !

6 comentários:

Gabinistro do Primeiro-Minete disse...

Um bom 2009 para todos vocês.
Abraço fraterno.

JOSE PINHEIRO disse...

gostei do seu blog e coloquei nos meus eleitos leia e divulgue o meu pf :http://viseupt.blogspot.com/

Pablo Pichasso disse...

Votos de muitos posts em 2009 do vosso excelente blog e, já agora, deixem-se de ler e dar alguma importancia aos editoriais do José Manuel Fernandes.

Anónimo disse...

where you come from!

Anónimo disse...

On this point, I feel you should be described in greater detail, I think it is that we need!

Anónimo disse...

It seems different countries, different cultures, we really can decide things in the same understanding of the difference!
Personalized Signature:我喜欢淮安掼蛋,靖江青儿,南通长牌,姜堰23张,常州麻将这些地方言游戏