[Continuação da série com o mesmo título]
"As mudanças estruturais indispensáveis apenas são possíveis se, previamente, houver uma mudança de lógica que revalorize a experiência prática. … Continuamos a acreditar instintivamente que existe um interesse geral situado acima dos interesses particulares, ou mesmo separado destes; o interesse geral seria de outra natureza e dever-se-ia impor aos interesses particulares em vez de resultar do seu confronto. …
Nesta lógica, cria-se uma oposição congénita entre a procura do consenso e o primado do interesse geral. O nosso sistema leva-nos a acreditar que o consenso alcançado através de uma deliberação não conduz ao interesse geral. Este é fixado pelos seus guardiões naturais, os altos dirigentes da administração, que a vão elaborar nos seus serviços para depois, embrulhada como política, ser apresentada às instâncias encarregadas da deliberação. … [Este modelo] tornou-se incapaz de enfrentar a complexidade crescente dos problemas, a sua mediatização e, por um lado, a intervenção de todos os grupos profissionais, por outro, a fragmentação dos serviços da administração pública, eles próprios cada vez mais fechados."
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COMUNICADO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
21:00h, 5 de Dezembro de 2008
1 – Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.
2 – Os sindicatos, neste processo, não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o ME dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.
3 – O ME, mantendo a abertura de sempre, respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.
4 – Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida.
Mário Nogueira é um mentiroso compulsivo e não pode ser um parceiro fiável para nada!
MFerrer
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