quinta-feira, 28 de maio de 2015

Seminário Unipop: «A produção do medo - segurança, território e política»


«As sociedades actuais têm sido frequentemente referidas enquanto sociedades de segurança e/ou sociedades de controlo. Seja através de uma análise mais sistemática ou pela referência a acontecimentos específicos, a discussão em torno das formas e discursos da vigilância, segurança e controlo têm-se tornado recorrentes nos últimos anos. Para isso contribui a generalização de um sentimento de perda de privacidade, com a intensificação de formas de controlo e vigilância associadas à cibernética e a novas tecnologias, assim como a disseminação de formas de repressão mais ostensivas e de criminalização dos movimentos sociais, provavelmente como consequência da vaga de protestos verificada nos últimos anos. (...) Após uma revisitação de diferentes propostas teóricas, segue-se uma análise de questões como a repressão experienciada nos bairros sociais, uma discussão sobre eventuais formas de controlo social mais discretas, associadas a práticas assistencialistas e paternalistas e, portanto, menos dependentes de métodos e instituições que assentam primariamente no uso da força coerciva. Os possíveis usos da tecnologia para práticas de vigilância e segurança serão igualmente abordados, tais como os discursos e os mecanismos em que assenta a criação de alguns dos sujeitos associados a esta "produção do medo", como o "terrorista", transversais a muitos desses contextos e, como tal, centrais na legitimação e generalização destas práticas securitárias.»

Do texto de enquadramento do Seminário que a Unipop, e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realizam no próximo sábado, 30 de Maio, a partir das 10h00, no Auditório 1 (Torre B) da FCSH-UNL, (Avenida de Berna, 26C, em Lisboa). As inscrições, que incluem a oferta de um livro, podem ser feitas aqui.

Programa: 10h00 - Abertura │ 10h15 – Mesa-redonda «Autores, teorias, conceitos» (Jorge Ramos do Ó, Luís Carneiro e Tiago Ribeiro) │ 12h00 - Painel 1 «Segurança e Tecnologia» (Nuno Rodrigues e Gonçalo Rocha Gonçalves) │ 14h30 – Painel 2 «Estado e assistencialismo» (Nuno Serra e Tomás Vallera) │ 15h45 – Painel 3 «Terrorismo» (Diogo Duarte e Inês Espírito Santo) │ 17h00 – Mesa-redonda «Protesto, sociedade e repressão» (Pedro Rita, Ricardo Noronha e António Brito Guterres).

Sem comentários: