quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fórum Manifesto: «A Segurança Social é má para a economia?»


O quarto painel de debate da Universidade de Verão que a Fórum Manifesto promove no próximo fim-de-semana conta com a participação, como oradores, de João Galamba, José Luís Albuquerque, Renato Miguel do Carmo e Vítor Junqueira. A moderação estará a cargo de José Castro Caldas.
É no dia 30 de Maio, sábado, a partir das 16h30, na Pousada de Juventude de Almada. A entrada é livre e as inscrições podem ser feitas aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

"A Segurança Social é má para a economia ?"

É manifesto que as economias geram cada vez menos emprego, gerarão cada vez menos emprego e também não custa perceber como é que o emprego se tornará menos que residual.

Isto, também não custa ver, conduzir-nos-á a economias que produzem mais e a custo quase zero mas a que faltará consumidores por ausência de rendimentos.

"A Segurança Social é má para a economia ?"

Eu colocaria a questão assim: "Que diabo fará a economia sem a Segurança Social"

meirelesportuense disse...

Mas como é possível imaginar que as economias acabarão por gerar cada vez menos emprego, emprego esse que se tornará meramente residual?...Eu sei que é essa a perspectiva que passa na mente de muitas pessoas face ao que é possível observarmos, mas isso é completamente UTÓPICO, verdadeiramente UTÒPICO porque é impossível de manter durante muito tempo...Se o bem-estar fosse uma realidade generalizada, essa inação não seria um incómodo para ninguém, mas quem sustentaria um Mundo em que o trabalho fosse apenas residual?...Não é imaginável. Embora isso sim, possa ser compreensível existir uma coexistência de trabalho e lazer em muito maior percentagem de equilíbrio. Esse será o ideal no Futuro.Trabalhar num período curto do dia a dia e após isso, exercer outro tipo de actividade do agrado do cidadão.
A não acontecer assim, haverá cada vez mais violência, marginalidade e criminalidade.
Se querem destruir completamente a Vida e a Esperança, então continuemos a caminhar como estamos hoje a caminhar.

Anónimo disse...

Caro meirelesportuense 29 de maio ás 23:32

Pensa nos terminais Multibanco. São máquinas através das quais dás instruções a um sistema informático, o do teu banco, que as executa, permitindo que a economia funcione, mas sem gerar emprego.

Aliás basta olhares para o volume total do negócio bancário na década 50/60 do século passado, para o volume de emprego então gerado e comparar com o volume total de negócio agora, e volume de emprego gerado agora.

Podes, também, em vez do sector bancário, olhar para outro tipo de actividade humana, agricultura, metalo-mecânica, bebidas, etc., e verás sempre, o mesmo fenómeno: cada vez se produz mais com menos emprego.

Como a coisa está a acelerar-se e ameaça tornar-se pandémica, a mim parece mais uma caixa de Pandora que uma Utopia.

Espero que a Esquerda entenda a tempestade que está a formar-se e faça a si própria perguntas elementares, tipo:

Por que carga de água só o trabalho humano conta (desconta, contribui) para a Segurança Social ?

Sendo a Contribuição para a Segurança Social uma taxa sobre o Trabalho, o trabalho das máquinas, sistemas informáticos, robótica, sistemas organizacionais até, não contribuem porquê ?

A Segurança Social na verdade está a ser o barco salva-vidas do sistema.