domingo, 3 de maio de 2015

O PS e a economia Leopardo


Em tempos, António Costa disse:
Não tenhamos dúvidas: se pensarmos como a direita pensa, acabamos a governar como a direita governou.
Com a recente publicação do relatório “Uma década para Portugal”, realizado por um grupo de economistas que colaboram com o PS, é possível verificar que, no essencial da política económica, este continua a pensar como a direita. Logo no primeiro parágrafo do sumário, diz-se que “a crise que se abateu sobre Portugal resultou de um acumular de desequilíbrios estruturais – público, demográfico, institucional e financeiro – para o qual a resposta foi um corte não estrutural e drástico nos salários da Administração Pública, a que se seguiu “um brutal aumento de impostos” e o consequente empobrecimento do país.” Vejamos.

O desequilíbrio estrutural que, em última análise, explica a situação em que nos encontramos – a integração de Portugal numa união económica e monetária com países muito mais desenvolvidos, ela mesma promotora da globalização comercial e financeira – é referido no diagnóstico como sendo um constrangimento superável com os instrumentos de política de que dispomos. Tratar-se-ia apenas de aplicar as políticas certas, em vez de ir além da troika. Mas isto é espantoso. Tendo abdicado de todos os instrumentos de política económica que permitiram aos países desenvolvido industrializar-se, gerindo a sua abertura externa e articulando política industrial com cambial, como é possível vir dizer que “o sucesso da sociedade portuguesa tem que passar por um crescimento sustentado no aumento das qualificações” (p. 14)? Este discurso, típico do simplismo da ‘economia da oferta’ que inspirou a Estratégia de Lisboa, só convence quem está imerso no paradigma que gerou esta crise (ver Dani Rodrik, The Return of Industrial Policy).

É bem provável que estes economistas já tenham esquecido que o pensamento de Gunnar Myrdal apontava à ortodoxia económica a sua incapacidade para entender os processos circulares e cumulativos que explicam o desenvolvimento, ou a sua ausência. Também devem ter esquecido que um dos principais instrumentos de promoção da mudança estrutural de que mais precisamos – corrigir “uma excessiva concentração de investimento em sectores de bens não-transacionáveis” – é a alteração dos preços dos produtos e serviços importados relativamente aos produzidos no país. Isso consegue-se com a desvalorização da taxa de câmbio, um instrumento precioso de que não dispomos. Por isso mesmo, a troika insistiu numa política geradora de desemprego em massa, acompanhada da liberalização e embaratecimento dos despedimentos. A finalidade nunca foi escondida: dar competitividade às exportações através da redução dos salários e outros encargos, a “desvalorização interna”.

Ora o relatório dos economistas do PS assume o quadro institucional em que nos encontramos (ver entrevista de Vieira da Silva ao Observador) e, por conseguinte, propõe novas medidas de “flexibilização”, com destaque para “um regime conciliatório de cessação do contrato de trabalho”, à semelhança do que já existe na Alemanha. Se juntarmos a trapalhada da TSU, é o socialismo-terceira via em todo o seu esplendor. Sem política orçamental, sem política monetária, tutelados pelos especuladores, os economistas do PS prometem-nos uma “desvalorização interna”, talvez com mais consciência social, completada pela política de investimento, inovação e internacionalização das empresas que foi sendo declinada pelos sucessivos governos do arco da “desgovernação” com os resultados que conhecemos.

Nem é preciso discutir em detalhe cada um dos pressupostos do modelo que foi usado. Basta ver o quadro conceptual assumido no relatório (défice estrutural, taxa natural de desemprego, segmentação do mercado de trabalho), para perceber a natureza da proposta. Como disse Thomas Palley (“Gattopardo economics”),
mesmo que subconscientemente, os profissionais da economia dominante também têm um interesse privado (maximizador de utilidade) na manutenção das ideias neoliberais na medida em que investiram intelectualmente nessas ideias e sobre elas construíram as suas carreiras.
(O meu artigo no jornal i)

7 comentários:

Anónimo disse...

António Costa, segundo vários jornais, lançou ontem à noite, no Algarve, a seguinte acusação a Passos Coelho:

“É neste país onde os salários tanto baixaram e onde 10% dos que trabalham vivem abaixo do limiar da pobreza que o primeiro-ministro entende que a grande reforma que falta fazer é reduzir ainda mais os custos do trabalho? Mas em que país vive este primeiro-ministro?”.

António Costa terá lido o relatório dos peritos com que pretende fundamentar a sua política económica e o seu programa eleitoral?

É que, enquanto no cenário inicial, baseado nas previsões da Comissão Europeia, ainda se previa um mísero crescimento nominal de 3,4% da remuneração por trabalhador de 2016 a 2019, o cenário final proposto pelos peritos convocados pelo PS deixa, para o conjunto desses anos, a remuneração exatamente na mesma.

O pior é que preveem para o mesmo período uma inflação de 6,0%. Ou seja, propõem uma redução em termos reais de 5,7% da remuneração média por trabalhador.

António Costa aceitou sorridente e exibiu este relatório como exemplo da seriedade da política que pretende levar a cabo. Nele se propõe uma redução de perto de 6% dos salários na próxima legislatura, maior do que a que se previa.

E é este hipócrita e cínico que vem acusar o outro, ambos irmanados no apoio à política da troika, de querer reduzir ainda mais os custos do trabalho? Em que país vive esta gente?

Anónimo disse...

Caro Jorge Bateira,

Está enganado com certeza porque da equipa fez parte João Galamba. E João Galamba, como se percebe pelo que disse e escreveu ao longo do tempo, não é de certeza absoluta um "profissional da economia dominante". Pelo contrário, é um economista de esquerda. Logo, se colaborou no documento e o apoia, o documento só pode ser de esquerda. Da verdadeira, note-se.

Anónimo disse...

17:59

Ah!Ah!Ah!

Anónimo disse...

É um artigo onde se constatam "merdas"...os economistas que constatam não precisam de encontrar soluções, basta-lhes dizer que assim não...devemos todos muito a esse tipo de economistas, essencialmente o grande feito de terem contribuído para a eleição deste governo...tudo fazem para que continue, e sim, continuarão a constatar as merdas que continuariam a acontecer...os gráficos são os mesmos do medina carreira...ide badamerda...

João disse...

Pois, na verdade o comportamento do Galamba e do Pedro Nuno Santos em relação a este penfleto para a década ou lá o que é, só encontra eco nesses outros baluartes do sucialismo que são Manuel Alegre e Ana Gomes. Sim, que tal como aos jovens turcos, a eles também ninguém os cala!... O que é pena, de facto.

Jose disse...

Quando os 'técnico-treteiros' se se imagimam nums secretária de ministro ou secretário de Estado, as suas meninges contraem-se ao nível do real e nada como um colectivo com independentes convidados para disfarçar a mudança de ideias.

Para o povinho lá continuam o discurso os 'politico-treteiros' da mudança.
O Galamba e outros devem estar em vias de fazerem um qualquer estágio até às eleições-

Anónimo disse...

Tem razão infelizmente o autor do texto.Tem razão o anónimo das 17 e 32 e o João.
O PS continua na senda troikista, e não há hipotéticos PEC IV ou V ou VI que o possam ocultar.

Entretanto mais uma vez me interrogo sobre os chavões do das 00 e 34. Técnico-treteiros?Político-treteiros? Essa de misturar tudo e todos é profundamente injusto e revela a face populista ( e não só) do neoliberalismo desprezível

É como considerar que todos os militares em Abrl de 74 participaram no movimento libertador.Houve os que sim, houve os que apoiaram o regime abertamente. Houve os que se refugiaram nas casernas à espera de prendas de aniversário ...dos ultras.

De