segunda-feira, 25 de maio de 2015

Fórum Manifesto: «É possível governar à esquerda no quadro das regras europeias?»


O primeiro painel de debate da Universidade de Verão que a Fórum Manifesto promove no próximo fim-de-semana conta com a participação, como oradores, de João Rodrigues, José Gusmão, Pedro Delgado Alves e Rui Tavares. A moderação estará a cargo de Filipa Vala.
É já no dia 29 de Maio, sexta-feira, a partir das 21h45, na Pousada de Juventude de Almada. A entrada é livre e as inscrições podem ser feitas aqui.

4 comentários:

João disse...

Até é possível pôr uma pedra numa gaiola e esperar que ela cante. Nessa altura chamamos-lhe uma pedra-canário.
Até lá, é só uma pedra, excepto para os que, fervorosamente, lhe vejam já uma penugem hoje, um biquinho amanhã e assim sucessivamente, pois claro.

Se Moncho disse...

Na minha humilde opinião a resposta é um rotundo NÃO. Como se vê na Grécia a UE prefere a inadimplência dum pais membro, que mudar um pouco as políticas econômicas.

Carlos disse...

Caríssimos,
Parece claro que não é possível governar à esquerda no quadro das regras europeias. E a questão que se põe parece-me ser: é possível esta UE, como foi definida a partir de Maaschtricht, sem estas regras? também me parece claro que não! e é possível uma moeda única, o euro, com outras regras que não estas? mais uma vez, claramente que não!
Então, conclusão inevitável: querer ser de esquerda, afirmar políticas de esquerda, implica sair do euro e renunciar ao Tratado de Maaschtricht e seus avatares posteriores. Afirmar-se de esquerda sem uma posição clara de saída do Euro e da UE, é andar a brincar um pouco com as coisas. E não há "europeísmo" que consiga conciliar o inconciliável...

Anónimo disse...

muito bem o debate. bem representado pelo centro direita (o ps) e pelo que faz tudo por um pézinho no conselho de ministros (rui tavares).