sexta-feira, 1 de junho de 2007

Os falsos liberais da blogosfera



O recente debate na blogosfera em torno do outdoor da JS, comemorativo do Dia Mundial da Luta contra a Homofobia, é mais um exemplo do falso liberalismo da direita blogosférica. A direita presente em blogs como: «O Insurgente», «31 de Armada» ou «O Blasfémias» consegue mesmo ser mais autoritária e conservadora do que a direita partidária portuguesa. São vários os debates que o têm demonstrado. A IVG, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o divórcio a pedido de um dos cônjuges, ou mesmo o debate sobre o salazarismo, constituem exemplos paradigmáticos do ultra-conservadorismo e também do autoritarismo destes falsos liberais. Desenganem-se aqueles que achavam que os liberais portugueses só existiam na blogosfera. Pelo menos, não nestes blogs.

O mais recente debate sobre o cartaz da JS é bem elucidativo disto. Usando a mesma técnica que o «Insurgente» já tinha usado a propósito da apologia encapotada do salazarismo, este blog e mais uma vez o "Insurgente" disfarçam a sua homofobia criticando, vejam bem, o direito à liberdade de expressão de uma organização política. (este debate continuou nas caixas de comentários, em mais dois posts no Insurgente e tem contado com o combate inteligente e certeiro do Pedro Alves do Boina Frígia, nomeadamente através deste post e deste.)

Bem sei que dirão que não estavam a atacar o direito à liberdade de expressão da JS, mas antes o facto deste ser exercido através de financiamento público. Ignoram que só parcialmente o financiamento dos partidos é público, mas para o caso este facto é irrelevante. Não percebem, ou melhor, não querem perceber que o exercício da actividade política numa democracia por parte de partidos políticos exige que estes recebam financiamento público. A alternativa ao financiamento público é o financiamento privado. Mas não foi por acaso que o financiamento privado por parte de empresas foi proibido. Foi para garantir uma maior independência dos partidos políticos face a interesses particulares.

Já o financiamento público é feito de acordo com os resultados eleitorais e, portanto, de acordo com a representatividade que os partidos políticos têm na sociedade portuguesa. O financiamento público garante os meios necessários para o exercício da actividade política, contribuiu para a independência dos partidos políticos e o facto de ser público e dependente dos resultados eleitorais garante que estes sejam financiados de acordo com a vontade do povo português.

Felizmente que em Portugal vivemos numa democracia onde, no respeito pela Constituição, são garantidos meios para que os partidos políticos possam defender livremente os seus programas e lutar pelos valores em que acreditam. Portanto, aqueles posts ou foram motivados pela homofobia envergonhada dos seus autores ou pela recusa do direito à liberdade de expressão ou mesmo pela recusa do próprio sistema democrático.

3 comentários:

Max Spencer-Dohner disse...

JCD, do blogue Blasfémias, formulou no blog Avenida Central o seguinte comentário acerca da polémica de doação de sangue por homossexuais:

"Como alguém dizia no Blasfémias, se o homossexual for virgem, não há problema."

Tudo, como melhor se documenta aqui: http://devaneiosdesintericos.blogspot.com/2007/05/do-liberalismo-portugus.html

Quanto ao liberalismo dos liberais portugueses, estamos conversados.

Pedro Sá disse...

Pedro, estavas à espera de outro comportamento quando o grande animador do blog Insurgente e autor desses posts homofóbicos e, pior, pró-salazaristas é um Opus Dei assumido ?

Filipe Melo Sousa disse...

cof cof..

posso intervir aqui? Deixe-me revelar-vos a intenção original do meu post, e deixem lá o AAA em paz. Eu não considero o André Azevedo Alves homofóbico. Citem-me um post em que ele apele à discriminação.

O que está em causa aqui é apenas o financiamento coercivo de causas que não beneficiam os seus pagadores. Apenas isso. Fosse este cartaz financiado pelo dinheiro privado, que eu não veria nada de incorrecto, pois cada partido é livre de fixar a sua agenda política. Mas a esse nível considero-os contraproducentes. Infelizmente estes cartazes só vão atiçar a intolerância de certos sectores da sociedade. Podem ler um pouco mais sobre este assunto aqui
http://small-brother.blogspot.com/2007/06/dos-comportamentos-discriminatrios-2.html