sábado, 5 de março de 2011

Sem um pingo de Dignidade


Sócrates foi à Alemanha. Com a lição bem estudada, números cuidadosamente seleccionados e uma maçã para a professora. A maçã somos nós. Mais concretamente, os salários, as prestações sociais, o aumento dos impostos de quem vai pagar a crise por inteiro.

No fim do dia, Sócrates congratulou-se com a aprovação das medidas de austeridade por parte da Chanceler Alemã. Uma aprovação pouco surpreendente, tendo em conta que o Governo alemão está já hoje a preparar o agravamento da disciplina orçamental e das medidas de austeridade, atacando ainda mais serviços públicos, direitos do trabalho e prestações sociais.

Em primeiro lugar, não deixa de ser extraordinário o ponto a que chegou a suspensão do funcionamento das instituições europeias. O Primeiro-Ministro já nem disfarça e vai dar as explicações directamente a quem manda. Qual Comissão Europeia, qual Parlamento Europeu, qual Presidente da União Europeia (sabem como se chama?).

Angela Merkel também não fez muito por manter as aparências. Disse que nunca tinha dito que Portugal precisa de ajuda. Só disse quais eram as medidas que Portugal devia aplicar (sic). Não se sabe com que mandato a Alemanha dá instruções a Estados-Membros, mas sabemos quais são essas instruções. E já percebemos também que o nosso Governo continuará a seguir à risca as ordens superiores.

Sócrates saiu aprovado porque mostrou à Chanceler alemã o que ela queria ver: medidas de austeridade destinadas a garantir os interesses dos credores, a começar pelos bancos alemães. Mesmo que isso signifique destruir a economia portuguesa. Tivesse o Primeiro-Ministro levado uma reforma fiscal justa e talvez a reacção fosse diferente.

Para lá de toda a Realpolitik, o actual contexto da União mostra uma coisa a quem a quiser ver: aos países da periferia têm de se unir para exigir e impor uma política orçamental europeia, mecanismos solidários de resposta à crise. A estratégia do bom aluno produziu os resultados que podemos observar. E, se assim continuar o nosso Governo, ainda não vimos nada...

Publicado também em esquerda.net

11 comentários:

cicuta disse...

Um pouco de humor negro

Sugestão aos sindicatos

Passem a negociar directamente com a Imperatriz Merke.

Convoquem a próxima manifestação para Berlim.

Tratem directamente com o patrão e acabem com os intermediários.

tempus fugit à pressa disse...

Sem um pingo de..dignidade?

qué qué isso?

come-se?
bebe-se?

pedinte de botos tem dignidade

político tem dignidade?


tem clientelas dignitate não é comercial


é uma propaganda primária e serve para instrumento de pressão

não fez o mesmo o Manel dito Alegre

leva os burocratas partidários a pensarem em modos de contra-atacar as naves piratas do SANTANISMO

e ainda são muitas uns 10% de cisão é um rombo na maioria

e até os ateus políticos gostam de votar em pseudo-rebeldes

2011 M. KOVAS 5 D.,ŠEŠTADIENIS

DO SINCRETISMO POLÍTICO-INFANTIL
NÃO É DE HOJE O MOVIMENTO DE ESCRIBAS E ORADORES POLÍTICOS

SEMPRE TIVERAM OS SEUS PÚBLICOS PARTIDÁRIOS

E ARREMESSARAM FARPAS CONTRA OS BOIS QUE SÃO O POVO

PARA GÁUDIO DAS BESTAS POLÍTICAS DA SUA IGUALHA

OLHAM PARA O POVO NÃO O VEÊM MEXER E ACHAM QUE AGUENTARÁ TODA A CARGA

OS APÓSTOLOS DO PROGRESSO SOB NOVA GERÊNCIA

CRIAM NOVOS MOMENTOS DE CRISE

ALABARDAM VOTANTES POTENCIAIS COM ESPERANÇAS


E A GRANDE MASSA OLHA E PASSA DESINTERESSADA

NÃO CONFIA NELES NEM OS RESPEITA

SIMPLESMENTE PREFERE QUE SEJAM ELES A ASSUMIR A ADMINISTRAÇÃO

DO CONDOMÍNIO NACIONAL CHAMADO PORTUCALE

E COMO NINGUÉM OS MOLESTA JULGAM-SE APOIADOS

PELOS QUE PUSERAM NA MISÉRIA COM O PRETEXTO DE LHES DAREM O PARAÍSO

..........{\......._____.....,
.........{*.\.....(*~*~*).../}
........{.~.*\....////^^\../~}UM ANJINHO
........{*....\..(((/.6.6./.*}POLÍTICO
........{..*.~.\.)))c..=.)*..}OU PALEOLÍTICU..
.........{*...*.////'_/~`.~.}
..........{~.*.((((.`.`\.*}'
...........`{.~.)))`\.\))_.-:<*>
..............`{.(()..`\_.-'`.`:'
................`)/.`..| ACREDITA EM TUDO O QUE O SEU DONO DIZ
.................(....\' \
..................\....\.\ FELICIDADES
............_ .__\...| /
............|` `'...``Y; A TODO O POLÍTICO EM ASCENSÃO
............|./``-../../
............`'......|./ é QUE JÁ NÃO HÁ MUITO PARA ONDE ASCENDER
.................../.`-.
...................`---- AGORA A DESCIDA É MAIS PROPÍCIA

E A GAMELA MENOS FARTA

Ó PORTENTOS QUE FUMAM CACHIMBOS

QUE ACREDITAIS NAS VOSSAS PRÓPRIAS MENTIRAS


dá para tudo até para a dignitate....pués

João Carlos Graça disse...

É isso, José Guilherme, ou compreender que assim se está de facto a pregar aos peixes e adoptar, em consequência, o plano B: abandonar o Euro. Com tudo o que isso acarretará de dificuldades, claro. Mas também com tudo o que isso acarretará de oportunidades. Nomeadamente, a não desprezível "oportunidade" de voltarmos a ser uma verdadeira democracia: "salvemo-nos a nós próprios, decretemos a salvação comum..."

Jorge Martins disse...

Sair do Euro? Seria pior a emenda que o soneto.
O que há a fazer é os PIGS (e, eventualmente, a Itália e a Bélgica) unirem-se e baterem o pé à sra. Merkel e aos seus patrões, ou seja, a banca alemã. Temos de dizer basta a mais austeridade!
Frau Merkel não aceita? O que pode fazer? Expulsar os PIGS da moeda única? Os Tratados não o permitem.
A Alemanha sair do Euro? Talvez, mas aí os custos políticos e económicos seriam grandes. Primeiro, porque teria de assumir o ónus da morte do projeto europeu; depois, porque essa decisão deixaria os países periféricos livres para uma reestruturação (ou, até, uma moratória) da dívida, o que penalizaria fortemente a banca alemã. Além de que a valorização do novo marco face ao Euro penalizaria as exportações alemãs para a Eurozona.
Este cenário obrigaria a França a definir-se: ficaria ao lado da Alemanha ou aproveitaria para liderar o bloco opositor à liderança germânica?
O problema é que os PIGS se têm colocado numa posição de subserviência face aos alemães. Como se só nós tivessemos algo a perder. Eles têm-nos na mão? Sim, mas nós também os temos a eles. Será tão difícil entender isto?

Anónimo disse...

A Chanceler Alemã manda mais em portugal do que a pessoa que foi eleita pelos portugueses para governar isto é a parte "engraçada" agora o curioso é ainda haver "simples" cidadãos que dizem "quem paga é quem manda" corolário da ditadura da finança.

Dias disse...

A Comissão Europeia e o Parlamento acabaram simplesmente por se tornar figuras “úteis”, mas inócuas. Fazem umas directivas muito giras sobre a migração das aves ou o fumo nos espaços públicos, tudo no espírito do tempo, mas no que é verdadeiramente essencial para os seus cidadãos e que lhes toca na vida, é o que se vê. Já nada é para esconder: é só a chanceler Merkel que governa a UE (figuras como Barroso e Constâncio sempre existiram …)
Um novo rumo político para a UE ou soluções para a reestruturação das dívidas soberanas, como aqui alguns já sinalizaram, são ideias que caiem inevitavelmente em saco roto. Austeridade em cima de austeridade é a solução deles. E sempre a cair, cada vez mais, sobre a maioria da população. Propostas razoáveis, como tectos para os salários dos gestores públicos, taxação da banca, extinção dos offshores, acabam sempre por ter o mesmo e rotundo destino: NÃO!
A par, a justiça, reduz-se a casos que acabam devorados na espuma dos dias.
Desconheço se há limite para este estado de coisas.

Maquiavel disse...

Tanta conversa... da treta!

Quando ver uma revoluçäo nas ruas (ou pelo menos umas manifs valentes) entäo logo venho botar faladura acerca de quem manda na UE. Vejam o que aconteceu no Magrebe e Médio Oriente, quem está mal manda os governos ao ar!

Pelo que sei, os que väo pagar estas medidas austeritárias estäo sentadinhos nos sofás de suas casas. ora quem näo se mexe leva e cala, que é o que merece!

Anónimo disse...

Jorge Martins, continua a sonhar com ladrões. Qual banca alemã? É a banca da Europa com efeitos pelos mundo. No caso da dívida portuguesa e´Espanha quem lidera, no caso da dívida Espanhola é a francesa, etc.
Já gora não perceberam que a insolvência a acarreta perda de independência? Claro que quem não se sustenta depende de quem os sustenta.
A solução de joão Carlos Graça é a única co0nsequente, mas os portugueses não querem perder o Plasma". Chatice!


Jorge Rocha

Anónimo disse...

Isso acontece porque os pilares dos tratados foram desrespeitados. Durante anos a comissão deixou-se enganar por países como a Grécia. Isso acabou. Por isso há semestre europeu. A comissão europeia minou a sua autoridade e os tratados não foram respeitados.

dominate seo disse...

Please inform me it labored right? I dont want to sumit it once more if i should not have to! Either the weblog glitced out or i am an idiot, the second option doesnt shock me lol. thanks for an amazing blog! Anyway, in my language, there are usually not a lot good supply like this.

linkwheel disse...

Can I make a suggestion? I think youve got something good here. But what if you happen to added a couple links to a page that backs up what youre saying? Or perhaps you could possibly give us something to take a look at, something that might join what youre saying to one thing tangible? Just a suggestion. Anyway, in my language, there will not be much good supply like this.