terça-feira, 29 de maio de 2007

Greve Geral

Sobre a economia política da greve Daniel Oliveira diz o essencial: «As empresas têm formas de pressionar os governos quando qualquer política prejudica os seus legítimos interesses. Usam o seu poder económico e político, imensamente superior ao do comum dos cidadãos. Os trabalhadores, que mais não têm que o poder do seu voto, têm, para reforçar o seu poder negocial junto do empregador ou para defender os seus não menos legítimos interesses junto do poder político, um outro instrumento: a greve. Legal em muitos países europeus há mais de um século, é a forma institucionalizada dos trabalhadores fazerem sentir ao poder político e ao poder económico o seu próprio poder: o de não produzirem».

A Greve Geral é uma das formas de acção colectiva que pode sinalizar a capacidade de uma parte das classes trabalhadoras de intervir como sujeito político organizado, exprimindo a necessidade socioeconómica, política e moral de se reverter a orientação das políticas públicas que afectam o conjunto do país. A Greve Geral é um instrumento de luta política, ou seja, de intervenção nas questões que fazem a comunidade. E pode, se bem sucedida, ajudar a alterar correlações de forças e assim contribuir para instituir novas regras do jogo que bloqueiem certas liberdades dos grupos que controlam os activos da economia e assim aumentem as liberdades dos que para viver não podem deixar de se levantar todas os dias da semana à mesma hora de sempre.

3 comentários:

Helena Romão disse...

O que me dá alguma dúvida é o facto de estas greves em Portugal serem quase sempre inconsequentes.
Ou seja, não se vê claramente um plano organizado de luta por parte da CGTP. O plano conhecido é cumprir o diazinho de greve e pronto.

A meu ver, partir para uma greve geral é iniciar um braço de ferro com o governo. Tem que haver um plano, uma quadro muito claro de exigências e propostas de negociação. O governo não vai aparecer amanhã às 20h nas tvs a recuar, sejamos realistas.

Os sindicatos têm que saber o que querem em termos muito específicos, fazer exigências,e saber que têm que estar preparados para manter a pressão até ser necessário.

Nesta altura já deveríamos conhecer pelo menos a data da próxima reunião da CGTP e dos restantes organizadores para discutir os passos seguintes e contra-reagir ao que o governo disser amanhã.

Sem isso, não me parece que alguma vez se obtenham resultados.

Anónimo disse...

Penso que a Helena Romão tem razão no que diz, mas penso também que o tempo da greve geral já foi ultrapassado; deveria ter sido há mais tempo.
Mas também penso, que uma greve geral não se convoca por solidariedade. Aqui, nitidamente, pelo menos para mim, a luta é da Função Pública.

Carvaljo da Silva, se calhar já deveria ter cedido o passo a outros.
O discurso, pelo menos das empresas privadas, já se actualizou. O dos sindicatos ainda está na fase do 25 de Abril, e embora as lutas possam ser as mesmas, já se não compadecem com o mesmo discurso.
Cada vez há menos trabalhadores sindicalizados, o que é uma pena e uma perda significativa do poder dos sindicatos.

Anónimo disse...

dfr03t
gtg09y
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold




水泵
水泵
水泵
水泵
水泵
齿轮输油泵
齿轮输油泵
环保设备
环保设备
China Travel
China Tours
China Tours
beijing Tours
beijing Tours
beijing Travel
beijing Travel
shanghai Tours
shanghai Tours
shanghai Travel
shanghai Travel
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold
wow gold

水泵
齿轮输油泵
环保设备