segunda-feira, 28 de maio de 2007

Agora, mais devagar...

Ainda sobre a «taxa plana». Primeiro, um conselho: leiam os posts com mais calma. O João Rodrigues limita-se neste post a reiterar as críticas já postadas (com excelente comentário) ao famoso artigo do Banco de Portugal defensor da progressividade da taxa plana. Para quem não tem paciência para lá voltar fica só um lamiré: o artigo criticado parte do pressuposto da imortalidade das famílias. Se isto não é uma ficção, então eu quero saber o fantástico segredo que estes bloggers escondem.



«Acho que devíamos ser mais explícitos no segundo passo (um milagre ocorre)»

Depois, fico muito contente em saber que os nossos ultra-liberais têm preocupações com a justiça social e fiscal. Pensava que defendiam que tudo o que ganho a mais comparativamente com os outros é merecido (o mercado funciona!) e tudo o que tiver que pagar a mais em impostos é puro roubo.

Vital Moreira, um jurista, revela mais conhecimentos de economia politica (há outra?) do que todos os blogues neo-liberais juntos, aqui e aqui.

2 comentários:

Rui disse...

Há outras.

RicardoSantos disse...

Caro Nuno, tens formação em Economia?

Conheces papers macroeconómicos com "agentes tipo" com a esperança média de vida normal? Ou sabes como resolver um problema com esses pressupostos?