Segundo o Financial Times, a European Roundtable for Industry deu o seu “apoio cauteloso” ao humilhante acordo comercial EUA-UE. Os povos dos Estados europeus terão de o mandar para o caixote do lixo da história.
Na história da economia política da integração europeia sabe-se que a European Roundtable for Industry é a organização do grande capital europeu concentrado no centro. Sempre favoreceu a integração europeia, parte da criação de mercados transatlânticos. A UE é no fundo a sua superestrutura política.
Já se pode ser eurocético, pelos vistos, dada a natureza do acordo, parte de um processo mais vasto de acentuação da submissão a Trump, revelador da natureza da UE. Já tinha incluído o desperdício militarista de 5% do PIB ou borlas fiscais para multinacionais dos EUA.
Há realmente de tudo no acordo: de tarifas de 15% impostas pelos EUA a tarifas de 0% aceites pela UE, passando pela renovada garantia de centenas de milhares de milhões de euros de compra de material militar e de energia cara aos EUA. Não é defeito, é feitio desde a origem.
E António Costa aplaude tudo isto, naturalmente. O complexo de vira-lata é multiescalar...
3 comentários:
«Os povos dos Estados europeus terão de o mandar para o caixote do lixo da história». Quanta razão João Rodrigues! Faz falta este tipo de clarividência, faz muita falta. E podem contar com o PCP para o caixote do lixo da história.
Quem elegeu a Ursula e o Antonio Costa ?NINGUEM .Entao a U. E. nao e uma DITADURA ?
A humilhação e a submissão da UE aos EUA está patente neste dito acordo. Não falta muito para que um tal Tramp reivindique a UE como provincia colonial dos EUA. Com esta mulher e o Costa a mandarem na UE estamos feitos.!!!!
Enviar um comentário