quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Saúde como na Alemanha

A nova moda entre os liberais lusitanos é afirmar que gostariam de ter em Portugal um "sistema de saúde" como o Alemão. 

A razão é apenas uma: na Alemanha a maioria dos hospitais são privados. Como existe a noção de que a qualidade dos serviços de saúde naquele país é elevada, os liberais procuram fomentar a ideia de que privado é melhor que público. 

Há várias falácias neste raciocínio, a mais importante das quais é fácil de desmontar: o Estado alemão gasta muito mais em saúde do que o português (9.5% contra 6% em 2018, segundo a OCDE). 

Se tivermos presente que o PIB per capita alemão é muito superior ao português e que os custos da saúde são menos que proporcionais face ao rendimento de cada país, percebemos o que isto significa em termos de recursos disponíveis no sistema (por exemplo, são mais 20% de médicos e mais 25% de enfermeiros por mil habitantes, para além do nível de cobertura da rede de cuidados). Ou seja, a saúde na Alemanha é melhor porque há muitos mais recursos públicos disponíveis. 

Apesar desta diferença radical de recursos públicos afectos ao sector, os resultados na saúde da população, de uma forma geral, não abonam muito a favor do modelo alemão face ao português (por exemplo, a esperança de vida é mais baixa, há mais 27% de mortes por doenças relativas ao aparelho circulatório por mil habitantes, etc.). 

Tivesse o SNS português os recursos públicos que são canalizados para o sistema de saúde alemão e os luso-liberais teriam de procurar outro exemplo para tentar sustentar a sua tese. Vale sempre a pena desconfiar das comparações à la carte.

9 comentários:

Anónimo disse...

E tantas loas lemos e ouvimos também à saúde na Holanda.Também aqui no Ladrões.Descobriu-se que eram uma fraude dum tipo muito bem relacionado com aquele ministro holandês que insultou os portugueses. Faziam ambos parte do mesmo clube ideológico

Jose disse...

Os serviços prestados e pagos por privados em Portugal seja com ou sem seguros, para determinar os resultados globais, são considerados?
Não é o SNS que me garante ter dentes para comer umas proteínas.

Anónimo disse...

Nos states, onde não existe um NHS(SNS) e onde mais de 40 milhões de americanos não têm assistência médica, o Estado gasta 17% do PIB em despesas de saúde.
Os fofinhos não gostam de fazer comparações com os states e percebe-se porquê.
Perferem comparações com os Alemães.

Stardust disse...

Análise muito simplista que não tem em consideração os gastos dos portugueses com serviços privados sem passar pela adse, ou as diferenças nas comparticipações de medicamentos, ou as diferenças salariais dos profissionais de saúde em ambos os países...
Gostava de ver mais detalhes...

Anónimo disse...

Um post demolidor. Até para quem quer mais detalhes

JE disse...

"Stardust" ou a análise simplista.

Ele, logo ele,que no ido Outubro de 2015 reverberava os olhos de forma assaz simplista e pedia novas eleições para ver se o bando dos pafistas não era corrida do poleiro.

O mesmo "stardust",acérrimo defensor da austeridade e mais além, está como jose.Um quer mais detalhes,outro quer mais dentes

Entretanto:
"os resultados na saúde da população, de uma forma geral, não abonam muito a favor do modelo alemão face ao português (por exemplo, a esperança de vida é mais baixa, há mais 27% de mortes por doenças relativas ao aparelho circulatório por mil habitantes, etc.).
Tivesse o SNS português os recursos públicos que são canalizados para o sistema de saúde alemão e os luso-liberais teriam de procurar outro exemplo para tentar sustentar a sua tese. Vale sempre a pena desconfiar das comparações à la carte"

E a maioria dos hospitais na Alemanha são privados...

Saia de lá agora uma dentadura para o jose e umas eleições novas para o "outro"

Emigrante 2013 disse...

Starbosta , Jdé e outros "liberaloides" deviam comparar o SNS Português, que até podia ser melhor se, para fazer a vontade aos liberaloides,se não fosse parasitado pelas P.P.P.s da "Saude", com o Sistema de (Não) Saude Americano, e este com um *Verdadeiro Serviço Nacional de Saude* como o de Cuba, Paîs que não roubando nem fazendo guerras para roubar nenhum outro Paîs do Mundo , consegue ter um verdadeiro S.N.S. , capaz de envergonhar o Sistema de Saude?? do Paîs vizinho que mais "exporta democra"CIA sob a forma de guerras sanguinarias ininterruptas à mais de um Século!

Hugo disse...

O senhor País Mamede só não disse é que os portugueses pagam mais do bolso (além impostos) do que os alemães. E que esse 'extra' que os portugueses gastam na saúde têm muito mais impacto no orçamento familiar do que o 'extra' que os alemães gastam.

GGM disse...

Ou com o UK, por exemplo ou a Suécia.