terça-feira, 26 de janeiro de 2021

As Fake News do prof. Miranda Sarmento


Fizeram-me chegar (e eu confirmei) que o prof. Miranda Sarmento, atual presidente do Conselho de Estratégia Nacional do PSD, fez um post na sua página de Facebook (aqui) a atirar na lama o nome de Carlos Antunes, recentemente falecido, e por arrasto ainda o de Isabel do Carmo.

Miranda Sarmento acusa Carlos Antunes de ter pertencido às FP-25 e de estar associado a crimes de sangue.

A acusação é falsa, como saberá qualquer pessoa que leia história para além de panfletos. Carlos Antunes foi dirigente do PCP e depois das Brigadas Revolucionárias, que mais tarde, desembocariam no partido PRP-BR.

As Brigadas Revolucionárias foram constituídas antes do 25 de Abril e usaram a luta armada contra o fascismo, através de ações bombistas em locais estratégicos. Muitas dessas ações obedeciam a uma estratégia simbólica e tinham como missão alertar para a guerra colonial portuguesa, que vitimou milhares de jovens portugueses e africanos. Exemplo disso foi a bomba detonada nas instalações da NATO em 1971.

Avisem o prof. Miranda Sarmento que nenhuma das ações das Brigadas Revolucionárias teve vítimas mortais. A exceção foi um militante da própria organização, que faleceu acidentalmente enquanto fabricava um engenho explosivo.

Carlos Antunes e Isabel do Carmo são combatentes da liberdade que eu, e certamente muitos outros autores deste blogue, temos a honra de tomar por camaradas. Todos lhes somos tributários do seu profundo sentido de justiça e das ações de resistência perante o fascismo. Não foram responsáveis por nenhuma morte.

Coisa diferente pode dizer-se de outras pessoas com quem Miranda Sarmento se costuma sentar à mesa. Herdeiros do bombismo de extrema-direita que, sobretudo a norte do Tejo, ceifou a vida a militantes de esquerda.

Miranda Sarmento, que no passado já me acusou de "desonestidade intelectual", mentiu sem pudor. Mentir é feio. Estimo que lhe possam dizer isso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom

Anónimo disse...

Passados tantos anos, o PPD levou a melhor sobre o PSD.
Descanse em paz, porque FALHOU.
Não foi uma força de mudança.
Foi uma forma de restauração do regime anterior.
Os bombistas do verão quente andam de novo por aí, mas a CIA já não financia bombas, pelos vistos.

Anónimo disse...

PPD falhou e o PSD não falhou. Ou o contrário, não se sabe bem
E a CIA das bombas já não são as bombas da CIA
Pelos vistos mais uma análise adequada aos comentadores televisivos. Ou candidatos a tal

MJH disse...

Foram dois os militantes das BR mortos.
https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/brigadas/br_sec4.htm

Augusto disse...

O tal SR. Sarmento, nunca soube o que foi a DITADURA, sorte a dele, mas talvez na sua familia tenha alguem, que destestou ver dois porcos vestidos de Almirante Tomas, vulgo almirante corta fitas.