quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O diabo anda à solta

Dado o interesse suscitado pelas análises do Francisco Melro, depois de publicado anterior post, em que se mostrava correlações estranhas - como a forte existência de ciganos nos bairros nobres de Lisboa - vamos insistir com mais umas contas por si feitas. 

Como é que o Marcelo teve o seu resultado mais alto em Lisboa na freguesia de Marvila, 58,1%, quando o conjunto CDS+PSD só tinha atingido 15,5% nas legislativas de 2019? Ou dito de outra forma, como é que PSD+CDS obtiveram em conjunto entre 50% e 51,4% na Estrela e Avenidas Novas e o Marcelo obteve nestas freguesias das mais baixas votações em Lisboa, inferiores a 50%? 

Acompanhe-nos no desvendar deste e doutros mistérios. 

A tendência parece ter sido, quanto mais direita, menos Marcelo; ou quanto menos direita, mais Marcelo. Uma correlação inversa. Meu Deus, ao que o País chegou! 

O diabo parece ter andado à solta em Lisboa porque logo a seguir percebemos que quanto mais PS mais votos em Marcelo. Parece quase uma correlação perfeita, onde o PS é fraco, o Marcelo fica abaixo dos 50% onde o PS mais se destaca, o Marcelo tem o seu máximo resultado. Aonde é atingido o climax? Em Marvila, 47,4% para o PS e 58,2% para o Marcelo. 

O Costa tem que ir entregar a factura ao Marcelo.

 

E à esquerda? 

O conjunto dos candidatos da esquerda (Ana Gomes, Marisa Matias e João Ferreira) teve em Lisboa um resultado por freguesia e global tendencialmente em sintonia com a soma das votações dos partidos BE, PCP, PAN e Livre nas legislativas de 2019. 

A votação destes candidatos nas presidenciais foi globalmente superior à dos referidos partidos nas legislativas de 2019, graças à votação recebida por Ana Gomes. Este confronto de resultados revela que Ana Gomes recebeu em Lisboa uma parte importante de votos do PS. O conjunto dos três candidatos recebeu em Lisboa 27,6% dos votos, quando os referidos partidos tinham recebido 23,5% nas Legislativas de 2019. 

 


1 comentário:

Guilherme Rodrigues disse...

Fica mais proximo contando com os 0.6% do MRPP em 2019. O que faz alguma diferenca em certas freguesias (Santa Clara, Santa Maria Maior, Ajuda e Marvila)