sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Chega e Ventura: o mimetismo ao milímetro não parou


É uma espécie de «Chega List», um guião de campanha meticulosamente preparado, composto por um conjunto de ações-chave a levar a cabo. Na internet, sites como Uma Página Numa Rede Social e Chega de Ventura desenvolveram um importantíssimo e louvável trabalho de informação e serviço público durante a campanha para as presidenciais. Dia a dia, foram sinalizando os episódios, entre o insólito e o grotesco, desconstruindo falsidades, repondo factos, desmontando encenações e revelando, desse modo, a natureza antidemocrática e perigosa de Ventura e do seu partido.

Como já tínhamos assinalado aqui, citando um dos sites referidos, «tudo copiado do mesmo livro de estilo usado por Trump ou Bolsonaro. As mesmas mentiras, o mesmo embrutecimento das massas, as mesmas contradições constantes, os mesmos grupos de apoiantes - desde interesses ligados aos bens de luxo até às seitas religiosas». É impressionante a imitação dos truques das candidaturas de Trump e Bolsonaro. O que nos diz muito, por sua vez, sobre os perigos que o Chega e o seu candidato presidencial comportam. Sabemos bem o que aconteceu nos EUA e no Brasil, países onde se pensava que, apesar de tudo, a nova extrema-direita fascista não chegaria ao poder.

17 comentários:

Jose disse...

Onde não chega o Chega, chega a esquerda por ele.

Anónimo disse...

Com mais um pormenor picaresco. Nalguns sítios são vistos os mesmos tipos em aglomerações do chega e da IL

Anónimo disse...

O fascismo, criado por mussollini, apoiava-se na mobilização popular para chegar ao poder.
E trump também conseguiu criar uma mobilização popular, revelada nos 74 milhões de votos e na multidão que decidiu invadir o capitólio no dia 6/1/2021.
Mas essa mobilização foi pacientemente construída ao longo dos anos, reunindo em grupos homogéneos a "nata" da ignorância das classes baixas americanas.
O mais incrível grupo de apoiantes de trump é o QAnon, dirigido por um misterioso senhor Q, que conseguiu convencer milhões de imbecis de que os EUA estariam dominados por uma seita poderosa de satanicos, cujo desporto favorito passaria por beber o sangue das crianças.
Temos que reconhecer que o v*ntura está a uns furos abaixo de tal "sofisticação".

JE disse...

Jose é uma das faces da moeda

A outra face dessa moeda é quem fala na "ignorância das classes baixas americanas".

A pedantice de classe é assim. Uns furos abaixo ou acima desta sofisticação.

Entretanto jose, aquele que se desnorteia quando apelidam Ventura de vigarista, faz o seu papel de homem de negócios de cariz philosófico.

Onde não chega Passos Coelho, chega jose mai-lo Ventura. E mais além, como nos tempos da troika amada. Por jose e pelo ignorante das ignorâncias

Upa upa



Jose disse...

"ignorância das classes baixas americanas"

Isso não se diz!
Todo o defeito é dos pastores, nunca da carneirada!
Há que falar das massas incultas, com a maior das reverências à sua condição viabilizadora da classe dos pastores. Se bem pastoreadas são, não direi o sal da terra, mas a terra que acolherá o sal.
A ignorância não é defeito, assim reconheçam quem devem conhecer.

Estes são os princípios que iluminam os caminhos da classe dos pastores, e se os há de direita é na esquerda que material e dialécticamente têm o seu mais claro fundamento, que sempre nos livra do nefando liberalismo.


Anónimo disse...

André Ventura é a vedeta, mediaticamente insuflada, do populismo Anti-Vermelho.

Mas há outro populismo, mediaticamente insuflado, de sinal contrário. Na realidade, alimentam-se um ao outro. A coisa vale um micro-poema:

Vermelho?
É mau
se for bandeira,
É bom
se for batom.

O PCP cometeu um erro de "casting" na escolha do candidato João Ferreira: se em vez do João fosse a Cristina (com um bom "cachet" pelo meio), até podia ganhar as eleições.

JE disse...

As coisas às vezes assumem un carácter cómico inesperado

Uma é que jose, aquele que chega ao chega, responde philosoficamente ao seu amigo e não sabe que está a responder ao seu amigo.

O mimetismo ao milimetro não pára. Um dá as deixas,o outro apanha-as. Enfronham-se nas classes baixas, qual dandies porno-ricos. Nem sabem que se estão a atirar nos braços um do outro?

E para quê? Para nos impingirem o "nefando liberalismo"

Não sou eu que o digo. É jose. Ele mai-lo o seu amigo

Outro mimetismo ao milímetro. Que não pára

Anónimo disse...

Não foi JE que evocou o artigo 13º, do princípio de igualdade, para defender André Ventura?

Evocaria o mesmo princípio para defender um PIDE ou Diogo Pacheco de Amorim?

Será JE um Judas?

Anónimo disse...

Parece que o mimetismo do agente holandês foi mais uma vez desmascarado
O mimetismo da tralha neoliberal agora deu nisto

Anónimo disse...

JE também é Kathy Scruggs no filme «O Caso de Richard Jewell» de Clint Eastwood. É a pessoa que propaga o boato e deixa-se levar pelas suas próprias mentiras.
Uma pessoa destas num grupo partidário é claro sinal de perigo ou de contágio.

JE disse...

Ahahahah

Parece que na mouche


Mais outro mimetismo trumpista/ ventura/ chega/amigo do ministro holandês em versão "desperada"

Mas há duas revelações/confirmações deliciosas neste comentário de pimentel aonio anónimo.

Fica para depois.

Anónimo disse...

Algum desnorte do amigo do Ventura, o tal holandês voador. Calma
Nádia

JE disse...

O anónimo pimentel ferreira dá-nos uma espécie de relato sobre um filme. Um testemunho elucidativo de como alguns ficam hipnotizados pela sua própria imagem reflectida no écran.

Manifestamente dá direito a uma gargalhada pelo que indicia e revela do pobre holandês travestido. Até mesmo aquelas suas palavras "uma pessoa destas num grupo partidário" são deliciosas.

Já percebemos a que grupo pertence o amigo do ministro. Puro mimetismo. Dentro do seu grupo

JE disse...

O picaresco da coisa é que o pobre pimentel aonio eliphis é ainda mais desprovido do que se poderia pensar:

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

O princípio da igualdade é um princípio constitucional. Se o travesti holandês não gosta, o problema é dele. Já mostrou que era racista, supremacista, machista e misógino. Tal como ventura

Ventura é um pulha sem vergonha, uma besta fascistóide, que comparte mesa e roupa lavada com aqueles ministros holandeses amados pelo pimentel aonio eliphis

Mas invocar a invocação do Artigo 13 como prova de defesa do seu alter-ego?

Tchtchtch


JE disse...

Donde se prova que:

- por trás de cada neoliberal está um adepto de Friedman. À pinochet. Essa questão do direito à Igualdade põe-nos doentes. E depois fazem destas fitas delicodoces.

- Parece que agora pimentel ferreira,amigo do ministro holandês, está interessado em espalhar a palavra divina. E salta-lhe da boca Judas, assim com aquele ímpeto de calvinista travestido de fundamentalista israelita a bater com a cabeça no muro .

Será que também quererá,mimetizando trump, privilegiar ou prejudicar outros em função da religião?

Tchtchtch

Jose disse...

Que seca!
Ainda existe aquela revista, a 'Maria'?
Recomenda-se.

Anónimo disse...

Está a seco o José. O Chega ainda não está no sítio onde ele queria que esrivesse
A esta hora da manhã é raro