segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

E há mesmo muito trabalho a fazer


«Há centenas de milhares de pessoas em Portugal que votaram em quem quer destruir o SNS e o ensino público, que é racista, machista e homofóbico. Alguém que quer destruir o Estado Social e que fala em ditadura de portugueses de bem. É um dia triste para a democracia portuguesa

Diogo Faro (twitter)

19 comentários:

Monteiro disse...

Foram os do CDS e os beneficiários da Pide, daqueles que receberam dinheiro para prender os comunistas, conheço alguns, no Alentejo havia muitos, que era a forma de os atacar e estes de hoje são os herdeiros, ou os próprios, que eram chamados bufos. Foi tudo a correr para o Chega, apoiado pelo dinheiro dos americanos do Trump e do Bannon.

Anónimo disse...

"Há centenas de milhares de pessoas em Portugal que votaram em quem quer destruir o SNS e o ensino público, que é racista, machista e homofóbico. Alguém que quer destruir o Estado Social e que fala em ditadura de portugueses de bem."
É um facto que votaram, mas recuso-me a acreditar que sejam esses os motivos que levaram milhares de eleitores de bastiões da esquerda a votar Ventura. O que quiseram dizer afinal esses eleitores? São assim tantos os "do CDS e os beneficiários da Pide" no Alentejo, Setúbal, ...?
O Chega intitula-se extrema-direita e à esquerda dá jeito responsabilizar a direita pelo problema, mas acho que caíram numa armadilha: o Chega não é classificável no tradicional (e simplista) eixo esquerda-direita e tanto atrai a tal direita "do CDS e os beneficiários da Pide" como alguma extrema-esquerda. A questão é saber qual e porquê.

Anónimo disse...

Ridiculo este comentario do Diogo Faro, e um comentario cheio de ignorancia que serve apenas para manter medo.
Ninguem quer destruir o servico nacional de saude ou educacao, destruido ja ele esta. O que eu quero como cidadao e por os meus filhos na escola que eu quiser e ser atendido no hospital que eu quiser. Sera que e assim tao dificil de voces entenderem algo tao simples e feito em paises de 1 mundo? Porra, tamanha estupidez que aqui vai!
Ah e outra mentira que andam sempre a propagar, o IRS a 15% e algo feito outra fez em paises que ja nos ultrapassaram e ja mais evoluidos que nos.

Vivo na Irlanda e quem me dera a mim que portugal fosse um 1/5 do que e a Irlanda. Pais com alto poder de compra onde es contratado em menos de 1 semana, despedido se fores incompetente, com horarios super flexiveis e com alta qualidade de vida.
Quem me dera a mim as minhas filhas tivessem o mesmo servico de educacao e qualidade de vida que teem aqui.
Sou engenheiro de Automacao, nunca fui militante de nn partido, pago 20% de impostos e ganho mais de 130 000 euros por ano. E acreditem nao e assim tao dificil chegar a estes valores. Sabem o que faco ao dinheiro? Invisto e crio mais riqueza, algo que voces nao fazem a minima ideia do que e.
Algo para reflectirem.

Anónimo disse...

Foram os eleitores do centro e do PS que elegeram MRS.
Lembrem-se que o PS não apoiou oficialmente nenhum candidato, o que se tornou um apoio evidente à recandidatura de MRS.
Ana Gomes correu sem apoio partidário e com a base eleitoral dividida por 3.
A direita mobilizou-se em torno de v*ntura (nem o iniciativo teve qualquer hipótese: ficou ao nível do Tino).
Foram votos do psd e cds que deram os quase 12% a v*ntura.
O discurso de Rui Rio mostrou isto claramente.
Foi um discurso patético, que falou apenas nos desejos da direita de derrubar o governo, pela dissolução da AR pelo PR.
Mas MRS não é parvo.
Ele não quer derrubar o governo, para Costa ser reeleito a seguir.
E Costa já deve ter aprendido que a pior coisa que se pode fazer é hostilizar o BE.
Estamos a assistir às manobras da direita mais torta da Europa. Não obstante a renovação imposta pelas leis da vida (os novos substituem os velhos, que morrem), esta direita permanece fechada em si mesma, paralizada pelo "sagrado" direito à propriedade, de o manter a todo custo e de o alargar a custo dos outros.

Salgueiro disse...

Quer em Beja quer em Évora os resultados do João Ferreira são quase os mesmos do Edgar Silva há 5 anos (perde 0.5%,coisa menos coisa). A ascensão do Ventura nesses lados não foi à custa do PCP, por mais vezes que o Rio o repita.

Anónimo disse...

Não é tudo CDS nem Pides, também há lá muitos do PPD. Para o Marcelo ter 60% donde vieram? Há lá muitos comunistas que pela calada votam no Marcelo porque representa estabilidade sobretudo agora com a pandemia e que tanto criticam o Partido Comunista porque não tem cuidado e a maioria dominante que são os que ganham sempre como dizia Lenine (e por isso não acreditava na democracia burguesa porque a maioria do povo dominado vota sempre na minoria dominante). O Mundo avança, isto são fumos também do trumpismo. Na Alemanha é pior, já se estão a preparar para outra grande guerra e começou já com a falta de respeito pela soberania dos outros povos como é actualmente o caso da Rússia e da Bielorrúsia e já têm uma Ministra para esse efeito e no Japão o Primeiro Ministro foi forçado a sair porque lá é o povo que não quer mais bombas atómicas. Isto anda tudo ligado. (Em Portugal 1 em cada 4 portugueses recebiam dinheiro da Pide - Irene Pimentel). JC

Anónimo disse...

"Não é tudo CDS nem Pides, também há lá muitos do PPD."
No Alentejo? Em Setúbal?
Eu começava por questionar o que significa, quase 50 anos depois do 25 de Abril, referências a Pides para quem tem menos de 50 anos. O legado do 25 de abril não pode continuar a ser sempre tutelado pela geração dos que o fizeram. Depois do serviço inestimável que prestaram ao País, lutando para o libertar da Ditadura, devem prestar agora outro serviço inestimável: deixem de tutelar as novas gerações e o rumo que elas querem construir para o País.
Quem tem menos de 50 anos não teve oportunidade de lutar pelo 25 de abril e não deve, por isso, estar sempre a ser sujeito a essa espécie de tutela da geração pré-25 de abril (principalmente os que defendem o seu principal legado, a liberdade e a democracia).

Augusto disse...

O populismo, aliado a arruaceiros, e a muito dinheiro, que correu na candidatura do Ventura, PELA PORTA DO CAVALO, deram este resultado.

Mas este fenomeno nem sequer se pode dizer ser novo, Marinho Pinto teve 7% numas Europeias.

A direita PSD e CDS, desde ha muito desejam uma recomposicao, Paulo Portas e sobretudo Passos Coelho, sempre o defenderam, e o patronato pode ter deixado de acreditar nestes dois partidos, e ter apostado numa solucao claramente de EXTREMA-DIREITA RACISTA.

O Chega junta todo o lixo da sociedade portuguesa, fascistas, traficantes de armas, especuladores ligados a negocios de imobiliariario, defensores dos Vistos Gold, empresas que querem fugir aos impostos, em suma uma Babilonia, que precisa do Passos Coelho e da sua gente que se solidilificar.

Para responder aqueles que votaram Ventura por protesto, a ESQUERDA tem de repensar a sua estrategia, e dar-lhes respostas consistentes aos seus problemas, e nao meias tintas como quer o PS.

Anónimo disse...

Este diz que vive na Irlanda.E quer o modelo educativo neoliberal e o modelo de saúde neoliberal
Aquele que foi implementado por Passos Coelho e a troika com os resultados que se viram
Não ouviram já esta música com este discurso. ?
É riscar Irlanda e escrever Holanda

Anónimo disse...

Quais manobras tortas e por entortar com um discurso bafiento a lembrar o discurso dos troikistas da geração grisalha e o impingir o “ direito sagrado à propriedade”
Uma apologia à propriedade privada, esquecendo do que se trata é de saque puro e simples

Anónimo disse...

Jesus Cristo não vem â terra. Vem este a lembrar que a tralha neoliberal impinge a sua tralha mas desta forma tão idiota que mete dó
Será aquela?

Anónimo disse...

Este da tutela é o JC que se esqueceu do JC ?
A tutela do ministro holandês é que é boa

Anónimo disse...

"O Chega junta todo o lixo da sociedade portuguesa ..."
Não me parece que seja boa ideia partir desta qualificação do meio milhão que votou Ventura para encontrar soluções.
Da mesma forma que não compro a explicação "Passos Coelho". Há algo mais que faz com que Ventura tenha tido tantos votos no Alentejo.

Jose disse...

E não fique por dizer que a esquerda está muito longe de fazer prova de que entende a Democracia como ela é entendida pelo comum dos votantes.
Uma parte dela anda a ler a Constituição com o sentimento de uma célula dos SUV.
Tudo o mais faz dela a mãe de todo os infindáveis regulamentos.
E toda a esquerda concorda que ela exclui tudo o que seja de Direita, o que cuidam de não dizer o que seja por outro modo senão o 'tudo que se oponha aos dogmas de esquerda'.

A.R.A disse...

Pois fique por aí!
Aquilo que apregoa é exactamente o que o povo irlandês contesta:
Elevado custo de vida e a destruição dos serviços públicos (a começar pelo sistema de saúde que está em colapso)
Contudo para quem nunca foi militante de nenhum partido está bastante bem informado acerca do Chega! Humm! Cheira-me a qualquer coisa que tresanda a esterco!
Algo para reflectir.

A.R.A disse...

A liberdade e a democracia não rima com discursos de ódio e confronto.
Reveja os seus indicadores de cidadania antes de apelar a tutelas afins.
Aqueles com menos de 50 anos sabem que bem que o levou uma vida a construir pode muito bem desaparecer em segundos ... O mesmo que levou a por uma cruz num qualquer partido que não respeite as regras constitucionais.

A.R.A disse...

Sabemos que o insulto fácil é meio caminho para uma simpatia negativa e o Chega fe-lo para com os políticos e os ciganos agora se espremermos bem o que pensam para o país temos uma mão cheia de nada e na outra um bastão.
Portanto que acreditar que a maioria que votou no Coiso do Chega assim o fez do mesmo modo aquando votou em Marinho Pinto ou no Coelho na Madeira ... Assim quero eu acreditar

JE disse...

O chegá é,sob o ponto de vista programático,um partido fascista (não confundir com a totalidade de quem nele vota)

Há aí um tipo provavelmente bem instalado na vida,que vem dizer que "o Chega não é classificável no tradicional (e simplista) eixo esquerda-direita"

Isto só pode mesmo ter sido parido nos antros destes seus simpatizantes. Com o sotaque daquele ministro holandês

JE disse...

Salazar foi seminarista, andré ventura, perdão v*ntura como agora soi dizer-se em neerlandês, foi seminarista

Digam agora mui seriamente.

Aquele fraseado de jose ":"E não fique por dizer que ....blablabla como ela é entendida pelo comum com o sentimento.Tudo o mais faz dela a mãe de todo os regulamentos.E toda a esquerda concorda o que cuidam de não dizer o que seja por outro modo senão o 'tudo que se oponha aos dogmas"

Não faz lembrar um seminarista? Ou o tique de imitar os discursos claros e lúcidos do outro dá origem a estes equívocos?