sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Ao milímetro, na linha de Trump e Bolsonaro


«Tudo copiado do mesmo livro de estilo usado por Trump ou Bolsonaro. As mesmas mentiras, o mesmo embrutecimento das massas, as mesmas contradições constantes, os mesmos grupos de apoiantes - desde interesses ligados aos bens de luxo até às seitas religiosas. Basicamente, a mesma pocilga. Nos EUA e Brasil, o resultado da normalização desta pocilga está bem à vista.
Os apoiantes deste proto-fascista continuarão a alegar que ele "diz as verdades". Não diz, mas não há mentira explícita que ele profira que vá mudar a opinião da sua base eleitoral. Como se tem provado nas investigações feitas a este partido ao longo do último ano, o Chega não traz rectidão, transparência nem justiça para a política. Pelo contrário, traz interesses ocultos, protecção dos mais ricos, radicalização e violência. E é inútil tentar mostrar isto aos seus apoiantes, pois Ventura mobiliza-os apelando-lhes a preconceitos, e não à razão.
A repetição da estratégia de Trump, Bolsonaro, Le Pen ou Salvini é extraordinariamente evidente, é tudo copiado ao detalhe. Portugal tem a vantagem de ter visto o resultado disso noutros países onde tentam introduzir a política do ódio e da exclusão. Aqui, isso seria uma reedição do Estado Novo. Salazarismo com smartphones, basicamente. Agora, só não vê quem não quer
».

Uma Página Numa Rede Social (facebook)

10 comentários:

Jose disse...

Ligá-lo a Trump/Bolsonaro e Salazar, tudo de uma assentada, só traduz que nada se visa senão denegrir, que os termos são o que há de mais oposto.

Emigrante 2013 disse...

O V€n-M€ntira podia concorrer aos jogos olimpicos como Atleta de Tiro em todas as modalidades possiveis.
Cospe para o Ar , e o Escarro cai-lhe em cheio nos olhos!
Seria ""recordista garantido"" de Medalhas de Ouro!

Anónimo disse...

Está por fazer o apuramento dos estragos que esta pústula está a fazer à sociedade Portuguesa.
Até agora, apenas aproveitou a desintegração do cds.
A direita tenta, pela metamorfose do discurso, recuperar votos que perdeu.
Mas estamos a falar da direita mais fraca da europa.
Quando ensaia uma nova versão dos velhos embustes, o tiro tem saido pela culatra.
Tirando Portas que, pese embora a opinião que se possa ter dele, temos que reconhecer que conseguiu convencer uns bons milhares de pessoas, o resto tem estado ao nível da anedota.
Cristas e Santana Lopes foram outros ensaios da metamorfose, mas apenas provocaram algumas risotas.

Anónimo disse...

Só alguem com os neurónios engessados pode debitar tamanhas barbaridades!!!!

Augusto disse...

Este individuo foi criado e engordado no PSD, sobretudo por Passos Coelho, que durante o seu desgoverno, praticou muitas das ideias que o Racista hoje debita. Ataque ao SNS, Ataque Escola Publica, os mais ricos pagarem menos impostos, cortar as prestacoes sociais, virar os velhos contra os novos, os empregados contra os desempregados, os funcionarios publicos contra os empregados do sector privado, mandar os jovens emigrar, etcetc etc. Por isso a direita radical de Passos Coelho foi a obreira do ventura.

Para ser eficaz a denuncia do Racista , tem de se trazer a lume a sua ligacao, aos Processos Monte Branco, e Tutti Frutti, e exigir que sejam investigadas a proveniencia do dinheiro que corre a rodos no chega,e que ele gasta sem conta peso e medida , como se observa nesta e nas precedentes campanhas eleitorais.

Francisco disse...

O Ventura, não é nada; contudo, o sistema capitalista aproveita-o como elemento coadjuvante da resposta às necessidades intrínsecas que as suas profundas e irremediáveis contradições internas vêm gerando a um ritmo absolutamente inaudito. A direita, não é mais do que a face visível desse centro de interesses que tem precisamente no sistema capitalista o âmago da gestão das relações de poder que mantêm a sociedade estratificada em classes sociais. A direita política é a face visível da direita profunda - a dos detentores do capital, dos meios de produção, da riqueza obscena, dos meios de produção - Ventura? O Ventura, não é nada.

Monteiro disse...

Portugal não é o Brasil e muito menos a América e nada nos pode modificar. A presunção do Ventura recheado de dólares do QAnon cria alguma perturbação nas pessoas da direita que viviam acantonadas no CDS e no PSD mas e ele deve ser julgado por não respeitar a Constituição e infringir o Artigo 240.º do Código Penal. Já sofremos com redes bombistas e fascistas. Os meios de comunicação social em Portugal têm o condão de alimentar estes fenómenos mas também são os primeiros e eliminá-los porque já temos problemas que nos perseguem há séculos e o povo não está para embarcar em aventuras.

Anónimo disse...

Jose tenta desculpar Ventura, como já fez neste e em outro blog.

Jose disse...

«Desculpar Ventura.»

Ventura goza de um estatuto excepcional: basta-lhe existir para ser considerado útil!

Quer isso dizer que são os disparates de um progressismo bacôco, de um 'socialismo' tão irrealista quanto irresponsável que lhe dão o ser.
Talvez tenha que encontrar um programa político para as legislativas, mas para já basta-lhe existir.

A.R.A disse...

Alguém no seu perfeito juízo consegue destrinçar um discurso de alguém que esteja seria e álcoolicamente bem disposto?
É que é idêntico.
Ouvir o Coiso do chega afirmar uma Coisa e na mesma frase defender o oposto da Coisa que afirmou é mesmo um exercício so para crentes ao estilo daquelas igrejas Manas ou Reino do senhor ou lá o que é onde se ouve muito:
- Basta-lhe existir, senhor!
Att- À saída dessas reuniões comensais a louvar o senhor não se esqueça do dízimo pois se o Sr. existe também Ele tem que comer