domingo, 17 de janeiro de 2021

André Talibã Ventura


O André Ventura que defende uma Europa de «matriz cultural e cristã», alertando para a necessidade de «redução drástica da presença islâmica na UE» e da criação de uma equipa que «vigie a comunidade muçulmana em Portugal», é o mesmo André Ventura que, qual talibã, propõe medidas como a descriminalização de abusos sexuais a menores entre 14 e 18 anos, a prisão perpétua ou a castração de pedófilos (tendo ainda o seu partido aceite, em convenção, moções que defendiam a remoção dos ovários a mulheres que optassem por abortar ou a reintrodução da pena de morte em Portugal).

É pois de saudar as poucas vozes no seio da Igreja Católica, como a de D. Januário Torgal Ferreira, D. José Tolentino Mendonça ou D. António Marto, que se insurgem contra esta ameaça. De facto, quando questionado sobre o Chega, o bispo de Fátima alertou para a necessidade de «rejeição de qualquer tipo de populismo», apelando «aos cristãos e cidadãos em geral» que não se abstenham, de modo a contribuir «para a construção de uma sociedade mais humanista». Seguindo assim, ao arrepio de vozes sinistras da instituição, as profundas preocupações do Papa Francisco com discursos que semeiam «o medo, e depois o ódio», a fazer lembrar os anos 30 do século passado.

9 comentários:

Anónimo disse...

O "entusiasmo bocejante" dos comícios do v*ntura contrasta com o "entusiasmo histérico" dos media, tão empenhados a promover a coisa.
Nem todos podem ser Paulo Portas, mesmo que o perfil escolhido do candidato seja similar ao do ex-líder do cds (e futuro candidato presidencial).
Acho que ainda vamos rir bastante com mais esta anedota da direita mais torta da europa.

Jose disse...

Tudo é propaganda.
Qual é a idade requerida para mudar de sexo? 16 anos. Parece-me mais exigente do que decidir usar o que se tem.

Vamos ao que interessa.
A direita existe e existirá.
Aos democratas da metade+1, sejam de direita ou de esquerda, convirá saber que a contraparte não vai conformar-se com contas tão exactas para percorrer todo o caminho que lhes é contrário.
Verdade que a esquerda nem lhe passa pela cabeça percorrer todo o seu caminho mas, por qualquer compensação emocional, requerem poderem exprimir-se como se estivessem na eminência de o fazer.
Habituem-se ao troco.

JE disse...

Jose, aquele tipo que encontrou pela frente o 25 de Abril,quando estava amesendado um dia num quartel à espera dum golpe de Kaúlza, aparece aqui a defender um traste. Um traste fascista entenda-se

E quer troco.Para além de fazer propaganda ao badalhoco

Numa manifesta manifestação de aldrabão, troca a descriminalização do abuso sexual de menores entre os 14 e os 18 anos pela "mudança de sexo" aos 16 anos

Troca a descriminalização de atentados contra a vida de crianças e jovens, travestido dum asqueroso "uso do que se tem",pela opção voluntária de alguém

Troca o perdão da violência de grunhos que atentam contra a integridade de outrém, pela mudança de sexo

Este é o retrato da cambada que votou Paulo Portas por não ter nada mais à direita. E que agora acolhe desta forma o canalha do Ventura.

Decidiu usar o que tem.

Anónimo disse...

«requerem poderem»???
Ai, Jose, que esse teu português está à medida daquilo que pensas.

JE disse...

Tentará jose depois branquear a gravidade das suas palavras.

"Vamos ao que interessa" dirá.

Passa por aqui a cobardia. Depois da bosta dita, tenta rasurar a dita.

E daquele jeito de émulo escrivinhador de salazar,repete-lhe os traços de escriba redondo e hipócrita.O que resta é esta triste coisa: "Aos democratas da metade+1, bblablabla e balblabla convirá saber que a contraparte não vai conformar-se com contas tão exactas para percorrer todo o caminho que lhes é contrário.
Verdade que a esquerda nem lhe passa pela cabeça percorrer todo o seu caminho mas, por qualquer compensação emocional, requerem poderem exprimir-se como se estivessem na eminência de o fazer"

Um blablabla de treteiro redondo e vazio,crispado daquela mediocridade que crisma regra geral estas coisas

Em que todavia o seu "habituem-se ao troco" ( verdadeiro objectivo a alcançar após estas imbecilidades) revela mais do que quereria

Para ele é "isto". O troco duma extrema-direita asquerosa sabe bem a jose. Uma espécie de prémio pela raiva que lhe atravessou a vida após Abril de 74.

O chega cresce à custa destes talibans, orfãos depois da queda do fascismo em Portugal e que se encavalitaram no CDS e no PPD. Não é por nada que as balls de salazar andaram num andor,levado com trejeitos de beato fundamentalista, por este mesmo jose.

Jaime Santos disse...

A pergunta relevante a fazer a André Ventura sobre a implementação da sharia em Portugal é saber se ela a aplicaria ao seu correlegionário, doador e fanático pela lei e pela ordem, o Dr. César do Passo, que fugiu de Portugal porque foi acusado de ter furtado bens de casa do Pai da namorada, em valor considerável para a época.

Dirá Ventura que nada se provou em tribunal. Pois não, porque o acusado fugiu, o que faz dele algo pior do que um ladrão.

Quanto àqueles que dizem que esta linguagem de Ventura não passa de propaganda, ouvi dizer a mesma treta quando Trump foi eleito, de que os seus eleitores o tomavam a sério mas não literalmente.

Depois foi o que se viu, culminando na invasão do Capitólio, com a morte de 5 pessoas, uma das quais um polícia.

As palavras são actos.

Eu não sou jurista, mas quando um político sugere o confinamento de uma comunidade inteira, apenas baseado na etnia dessas pessoas, sem querer saber se cada uma delas é suspeita de violar ou não a Lei da República (que seria a única forma de a cada um aplicar medidas de coação), o que esse político está a fazer é sugerir que no Portugal democrático se apliquem medidas similares às aplicadas no III Reich a judeus e ciganos.

Bem sei que o TC considerou o programa do Chega como constitucional, mas Ventura não se tem cansado de alargar o universo do discurso com esta e com outras pérolas. Logo, não se entende porque a PGR não levanta um processo ao Chega, já que a CRP proíbe a existência de Partidos que perfilhem a ideologia fascista.

Ora, se esta 'ditadura de pessoas de bem' (quem determina quem são as pessoas de bem, gostava eu de saber) defendida por Ventura não é um regime fascista, não sei eu o que o seja então...

Monteiro disse...

O Trump perdeu e o Mundo inteiro respirou de alívio. Agora, enquanto saboreávamos essa Paz, aparece-nos um flibusteiro, mentiroso, ladrão e trapaceiro.

Anónimo disse...

Trump não perdeu.
Quem perdeu foram os EUA.
Senão, porque razão Wall street está a considerar mudar-se de Nova Iorque para a Flórida?
A Flórida é o estado mais trumpofónico de todos e esta mudança tem por objetivo manter vivo o projeto autoritário.
Esta mudança denúncia profundas divisões das elites ianques, entre aqueles que querem manter o status-quo e aqueles que querem mudar já para a ditadura pura e simples.
Este é o projeto da finança, incapaz de manter vivo o sistema neoliberal em democracia, mesmo que esta seja fraca. A continuação do projeto neoliberal exige a mudança para a ditadura o mais rápido possível.

A.R.A disse...

Assinalo um promenor que tem fugido à atenção da maioria tal foi (no caso a legalização do partido do Coiso) e tem sido o marabolismo semântico do líder deste partido o garante de não caírem estatelados no n.4 do Artigo 46 da Const. Rep. Portuguesa
4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista
Ou seja, são fascistas mas não se assumem como tal e ao mínimo sinal de "excessos fascizantes" da corja de base logo são saneados ou alguém os puxa de parte da luz dos holofotes
Assim, cabe à República na voz dos seus decisores do T.Const.chamarem à pedra o Coiso para esclarecer verdadeiramente os fundamentos de base ideológico deste partido.