sexta-feira, 27 de abril de 2012

Perguntas de indignação


Hoje, no jornal Público, o economista e investigador Domingos Ferreira termina com estas perguntas o seu artigo intitulado "A desvalorização interna":

Outro erro histórico será o de privatizar a Segurança Social e o Sistema Nacional de Saúde. Estes senhores não sabem que nos EUA milhões de americanos perderam as suas poupanças e foram lançadas na pobreza em resultado da falência de algumas companhias de seguros e de bancos? Será que não sabem que uma em cada três famílias fica insolvente em resultado das elevadíssimas despesas do sistema de saúde privado americano? Então não sabem que as despesas de saúde do tão "eficiente" sistema privado americano é duas vezes superior ao sistema de saúde público alemão ou sueco e três vezes superior ao Sistema Nacional de Saúde? Porque insistem no erro? Porque não reformam o cancro nacional que são as PPP? Onde estão as reformas fundamentais para a modernização e revitalização da economia nacional? Porque não abrem a economia fortemente oligopolizada e cartelizada à concorrência? Porque não baixam os impostos às depauperadas pequenas e médias empresas? Porque não introduzem moralidade no sistema e põem fim aos indevidos privilégios de alguns influentes? Porque são sempre os mais vulneráveis a pagar? Pois, disto nem se ouve falar.

4 comentários:

Anónimo disse...

A expectativa inerente a uma resposta só faz sentido quanto se reconhece a integridade do sujeito dessa possível acção.

Diogo disse...

Excelente post! Vou rapiná-lo.

Albino M. disse...

Também eu...

Rui disse...

Excelente texto. Objetividade e dados concretos, é isso que se precisa para pôr no olho da rua a canalha que está a levar este País para o abismo. Só me custa perceber porque é que as pessoas ainda estão tão paradas, mesmo depois do brutal aumento de impostos (IRS) que acaba de suceder para 2013.