quarta-feira, 4 de abril de 2012

Inter-nacional


Front de Gauche Bastille 18 mars 2012 por lepartidegauche

Se há figura que está indelevelmente associada ao processo de europeização do país é Mário Soares. Daí que a sua posição de ruptura com o aberrante tratado cozinhado por Merkozy e aceite com segura resignação pela direcção do PS assuma grande significado político. Precisamos de um europeísmo crítico que recupere o tal s.

Para isso rumemos a França e concentremo-nos na frente de esquerda e em Jean-Luc Mélenchon, o terceiro candidato nas eleições francesas, que já vai com 15% nas sondagens. O comício da Bastilha foi um poderoso sinal e A Internacional e A Marselhesa entoadas pela multidão simbolizaram a combinação de internacionalismo e de patriotismo que, com todas as tensões potencialmente criativas, é indispensável. Esta combinação tem tradução numa formulação programática que me parece feliz na actual conjuntura europeia: recusar a aplicação de quaisquer directivas europeias que sejam contrárias aos compromissos eleitorais assumidos, única forma de fazer valer a soberania democrática, e confiar no efeito exemplar desta desobediência, contribuindo para a criação de uma aliança de países, com especial destaque para as periferias, capaz de quebrar a hegemonia do bloco liberal na Europa.

A tensão entre a esfera nacional e a europeia é fundamental e para isso é preciso ter recursos intelectuais para pensar em todos os cenários, não queimando nenhum, aliás como defendem Sapir e Husson, dois economistas que, apesar das divergências e das discussões, ou talvez por causa delas, apoiam Mélenchon. Só ele é capaz de colocar a Presidente do MEDEF, associação patronal, a invocar o “terror”, indicando que, lá como cá, a elite económica já há muito que perdeu a razão porque não tem sido desafiada. De resto, só com pressão à sua esquerda é que François Hollande pode ser tentado a tirar algumas ilações do seu programa.

Sem comentários: