segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lógicas

“Mas por que sobe tanto o desemprego? Por causa da crise económica? Sim, mas isso não explica tudo. A razão principal é a falta de investimento.” Camilo Lourenço com a lógica a que já nos habitou. E eu que sempre pensei que “falta” de investimento e crise fossem unha com carne. Nada disso. No mundo de Camilo Lourenço, a expectativa de evolução da procura é um detalhe nas decisões de investimento, digam os empresários o que disserem nos inquéritos divulgados pelo próprio Banco de Portugal. De resto, os mais de 170 mil postos de trabalho que o país perde este ano devido à crise nem se devem no essencial à política da austeridade necessariamente depressiva da procura no seu conjunto e ainda para mais com escala europeia: já são 17 milhões de desempregados na Zona Euro e o reforço da desindustrialização será um dos legados. Deve ser a isto que se chama confiança. Devem faltar reformas, claro. As reformas regressivas em curso só aumentam os problemas, da desigualdade aos despedimentos mais fáceis e baratos? É porque não se foi longe demais. Calma, se tudo falhar Camilo deixa sempre outra possibilidade: no fundo, o desemprego deve-se ao tipo de discussão na AR sobre o código de trabalho, que afugenta o investimento. É a esquerda que amedronta os timoratos empreendedores estrangeiros. Felizmente, no Negócios há jornalistas: leiam banqueiros alquimistas, por Rui Peres Jorge, mas não esqueçam Camilo porque, afinal de contas, é a ele que é dado todo o tempo na TV.

3 comentários:

Cabacinhas disse...

A propósito dos comentários do Dr. Camilo Lourenço escrevi um post. Aproveito para deixar aqui um excerto.

"O imenso tempo de antena de que dispõe nos media tira-me completamente do sério! Perde inúmeras oportunidades para estar calado ou para manter as mãos à margem de um qualquer teclado! Com o frio que faz, aceite o meu conselho e experimente andar com as mãos nos bolsos, ininterruptamente!

Num artigo do JN intitulado "Já perceberam porque estamos falidos", este astuto comentador chama burro a Sócrates, literalmente! Não discuto comparações entre mamíferos mas, ao longo do artigo, frases como: "Sócrates não percebe nada de Economia e não aprendeu com os erros", "Só há uma coisa que não percebo nesta conversa: onde mesmo é que Sócrates "estudou" estas teorias?" e "Definitivamente não se deve tirar cursos ao fim-de-semana…", aludem bem ao que o comentador pensa de Sócrates. No entanto, à semelhança de outros trabalhos do Dr. Camilo Lourenço, o artigo está tão desfasado da realidade económica actual que coloca a nu as debilidades do autor neste âmbito. A ligeireza empregue na redacção do artigo leva-me a afirmar que tudo o que o Dr. Camilo Lourenço refere sobre a pessoa de Sócrates se adequa perfeitamente ao mamífero Camilo Lourenço! A zoologia tem predicados úteis, não acha?"

PJL disse...

Falta de investimento... lol. Ao Camilo falta-lhe juízo.

José Gonçalves Cravinho disse...

Quanto maior fôr o número de desempregados,melhor e mais fácil se torna para os Patrões poderem escolher os que procuram trabalho.
E aqui lembro o que dizia o clerical-fascista:-«Tirem-lhes o pão!Tirem-lhes o pão que êles baixam a crista e virão pedir trabalho de barrete na mão.
Os pulhas,os velhacos,os cínicos, os trafulhas,os hipócritas que sabiam como tirar o melhor partido da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo,agora em liberdade e democracia e com o Liberalismo económico em que cada qual se safa como pode,ÊLES e seus comparsas,
«filhos da mesma escola»muito
melhor sabem como tirar o melhor partido desta Situação.Só os bem intencionados ou os palermas como eu é que foram,são e serão sempre as eternas vítimas.E não esquecer que ÊLES estão a vingar-se do 25 d'Abril.