quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Vítor Dias


Faleceu o imprescindível Vítor Dias. Os comunistas portugueses, os democratas, estão de luto. 

Este blogue curva-se perante a memória de um antifascista de sempre e envia sentidas condolências à família, amigos e camaradas. 

Tivemos, por exemplo, o privilégio de contar com ele na apresentação, em Lisboa, do livro coletivo que assinalou uma década do blogue.

Para mim, Vítor Dias é sobretudo a escrita política de referência durante anos de aprendizagem, ou seja, sempre, fosse com assinatura no Avante!, fosse nos milhares de comunicados que escreveu, fosse no blogue O tempo das cerejas

Mas foi mais, muito mais. Até sempre, Vítor Dias.

Adenda

Um amigo partilhou esta observação arguta, sensível:  “Fico com a imagem de uma pessoa extremamente amável, simples e discreta (um diamante que se fazia passar, pelo modo de estar na vida, pela mais normal das pedras)”.

Faleceu Vítor Dias, nota do PCP.
   

2 comentários:

Rita Dias disse...

Obrigado João:)

Frederico Pinheiro disse...

Uma notícia muito triste. Tenho a maior consideração e respeito pelo Vítor Dias. Discreto, sim, mas sempre disponível. Uma enorme referência.
Tal como este blogue, também eu me curvo perante Vítor Dias.