quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Será que temem o debate?
«Transformar o Trabalho» é o título de um evento que o Conselho Estratégico de Liderança do ISEG Alumni Económicas, agendou para o próximo dia 13, em Lisboa. Consulta-se o programa e constata-se, com mais perplexidade do que propriamente surpresa, que à abundância de oradores CEO, advisors, seniors e partners, corresponde uma total ausência de representantes de organizações sindicais.
Esta iniciativa não tem lugar num momento qualquer. Realiza-se quando há um debate público e negociações em curso sobre o anteprojeto de reforma da legislação laboral aprovado pelo governo, orwellianamente apodado de «Trabalho XXI». Não será por acaso, aliás, que o dito evento tem, como «main keynote speaker», Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho.
Acresce, ainda, que a iniciativa não parte de uma qualquer organização do mundo patronal. Um debate que excluísse as perspetivas do mundo do trabalho seria sempre pobre, mas compreendia-se melhor o enviesamento. Não, trata-se de uma iniciativa de uma entidade académica, com responsabilidades intrínsecas em assegurar as condições e os termos de uma reflexão que, não sendo plural, não é uma verdadeira reflexão nem um debate. É outra coisa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário