quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Há alternativa?


À boleia do plutocrático encontro de Davos, saiu mais um estudo da Oxfam sobre a intensificação do crescimento das desigualdades e as múltiplas formas como o poder do dinheiro concentrado, inerente ao capitalismo sem freios e contrapesos à altura, socava as democracias, num autêntico círculo vicioso. 

Como lembra Jason Hickel neste contexto: “o populismo da extrema-direita é um falso populismo”. Populismos há muitos, como insisto há vários anos. Uma lógica nacional-popular, entre a classe e a nação, é sempre o melhor antídoto, mas a esquerda brâmane existe para impedir isto. 

 Na oposição ou no poder, de forma mais dissimulada ou descarada, os populistas de extrema-direita servem as frações mais reacionárias do capital, de onde aliás emanam. Trata-se do plano B do capitalismo neoliberal, tornando o plano A eventualmente palatável para muitos. 

Se Ventura não existisse, tinha mesmo de ser inventado pelo capitalismo televisivo, o do pirata do Douro, o que dá pelo nome de Mário Ferreira, mas também pelos seus financiadores, de Jaime Nogueira Pinto a João Bravo

A esquerda que resta, vê-se neste sombrio contexto compelida a apoiar um social-liberal a quem deu para frequentar stink-tanks liberais até dizer chega, financiados pelos homens mais ricos de Portugal, com destaque para Luís Amaral, o mesmo que paga grande parte do perdócio de extrema-direita que dá pelo nome de Observador. Com mais de mil milhões de património tem para isso e para muito mais. 

Até parece que estamos politicamente a caminho de ser a Polónia, mas, economicamente, sem moeda própria. Toda uma diferença, como de resto já reconheceu alguém com pesadas responsabilidades no estado a que isto chegou chamado António Costa. Curiosamente, Luís Amaral tem uma cadeia de supermercados na Polónia, a eurocash

Como travar este caminho? Para lá de derrotar Ventura no dia 8, tudo depende da luta social, a que já está a derrotar o pacote laboral. Há alternativa a um antifascismo militante?

Sem comentários: