segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Manifesto: Conferências e debates do Fórum de Outono (7 e 8 de outubro)


Para lá das sessões de abertura (com Ricardo Paes Mamede no dia 7, a partir das 18h15) e encerramento (com Ana Drago, no dia 8, a partir das 19h45), no âmbito do Fórum de Outono da Manifesto, «Uma esquerda para tempos de incerteza», realizam-se as seguintes conferências e debates:

● Europa e Democracia
Wolfgang Streeck (apresentação e moderação por João Rodrigues)
Na sequência da “revolução” neoliberal da década de 80, da globalização e das crises da última década surgem, na terminologia de Wolfgang Streeck, novos agentes político-económicos, os “Estados Devedores”. Quando os governos eleitos se encontram prisioneiros de uma lógica financeira, para que servem as eleições? O que sobra da democracia? Ainda há espaço para governar à esquerda?
[7 de outubro, 18h30-20h00]

● A política já não é o que era: transformações político-partidárias na Europa
Ana Drago, Neal Lawson, Marco Lisi (apresentação e moderação de José Vítor Malheiros)
Nos últimos anos os sistemas político-partidários dos países europeus têm sofrido transformações relevantes. A tendência comum para a redução do peso eleitoral dos “partidos do centro” (em geral, democratas-cristãos e social-democratas) dá origem a dinâmicas muito diversas, que incluem o crescimento de partidos xenófobos, o aumento da influência das esquerdas “radicais”, a emergência de formas de organização partidária atípicas, a constituição de alianças eleitorais e de governo inéditas, ou a transformação mais ou menos gradual da orientação política e da forma de organização dos partidos tradicionais. A política já não é o que era? Para onde nos levam as transformações político-partidárias na Europa?
[7 de outubro, 21h30-23h30]

O ponto de situação da geringonça
Pedro Nuno Santos, Marisa Matias (apresentação e moderação de Daniel Oliveira)
A direita apelidou de "geringonça" os acordos que o PS assinou com o BE, PCP e PEV. Tentou assim sublinhar a sua fragilidade. Passados alguns meses, essa fragilidade é visível em alguns desencontros e na forma como os vários partidos olham para a pressão europeia que condiciona as opções políticas, sociais e económicas do governo. Mas, apesar dos limites e das contradições, todos se têm surpreendido com a estabilidade que a tal "geringonça" tem demonstrado. Para tirar a temperatura ao primeiro acordo à esquerda da democracia constitucional o Fórum dará voz aos seus intervenientes partidários
[8 de outubro, 18h00-19h45]

O fórum realiza-se na próxima sexta e sábado em Lisboa, na Pousada da Juventude do Parque das Nações. A entrada é livre (e as inscrições podem ser feitas aqui). Apareçam.

Sem comentários: