segunda-feira, 29 de março de 2010

"Um trabalho divino"



No Diário Económico de hoje, segunda-feira dia 29 de Março de 2010, nas páginas X e XI do Suplemento Mercados, num exclusivo Financial Times, encontramos a tradução de um artigo de Paul Murphy, um dos editores do dito jornal de referência, que tem como título “Os especuladores estão a fazer um trabalho divino” - e não é ironia. Trata-se de um imenso elogio a uma obra de 1930, de Philip Carret, intitulada "The Art of Speculation", e o subtítulo reza assim: “Todos os dias os especuladores são identificados como os maus da fita. Mas a verdade é que o seu trabalho é crucial para o funcionamento dos mercados”.

Perante tamanha demonstração de atenção para com todos os que têm fome e sede de justiça, mais divino que isto só se for no Vaticano, entre os que terão ainda coragem de dizer “Deixai vir a mim as criancinhas”…

Os restantes títulos em destaque no mencionado suplemento constituem uma boa mostra daquilo que se deve aprender há décadas nas escolas de negócios por esse mundo fora, formando os "empreendedores", os "business angels", os "investidores" e a sua guarda-avançada de especuladores, ou deuses (do Olimpo não são, certamente, nem dos Edda...). Por exemplo: "Veja como a reforma da Saúde de Obama pode encher a sua carteira de ganhos" ou, ainda, "Descubra como os erros do Estado lhe pesam no orçamento familiar"...

Nada mais educativo e são!

12 comentários:

Bruno Silva disse...

Posso perceber o porquê da foto incendiária junto com um artigo sobre especulação?

Pura hipocrisia demagógica de baixo nível!

Qualquer indivíduo que vem aqui e que paga internet de milhentos megas, que tem um pc todo catita ou que tem um carro com mais cavalos do que aqueles que são precisos para ele andar, podia muito bem ter gasto o dinheiro em solidariedade para Africa. Não me venham com tretas de que a miséria em Africa é culpa do Neoliberalismo ou da especulação.. o que raio fazem vocês para ter tanta moral?

Tiago Santos disse...

O amigo Bruno não apresenta qualquer argumento para dizer que a miséria em Africa não é culpa do neoliberalismo.

Bruno Silva disse...

Uma coisa é certa, se há doutrina que promove o livre investimento entre as várias economias é o neoliberalismo.. certo?
Se os senhores deste blog mandassem nos países ocidentais o proteccionismo que praticariam nunca permitiria a industrialização dos países mais pobres.
Agora, se a instabilidade política em muitos países africanos repele investimento é outro assunto. (1) Você já investiu lá? (2) por acaso a esquerda tem uma varinha de condão para resolver os problemas de África?

Miguel Rocha disse...

Bruno, epah, não te sintas tão afectado...sei que também te chocou o artigo mas não é preciso tanta agressividade para disfarçar o incómodo que te gerou e atacares o mensageiro...és um gajo inteligente, pensa pela tua cabeça e não te vergues a determinadas visões feitas à priori...

Bruno,epah, a tua abordagem é pragmática mas também é cínica...

Bruno, eu não me considero de esquerda nem de direita...antes de tomar essa decisão tenho valores morais que é uma coisa que deixou de ser "fashion" há muito tempo, infelizmente...

Se declarações menos incendiárias que estas ("os especuladores estão a fazer um trabalho divino") fossem feitas há um século atrás, este editor do Financial Times tinha direito a ver a sua sede incendiada.

"Os especuladores estão a fazer um trabalho divino?"...quem fez um trabalho divino foram os governos ao salvarem o sistema financeiro mundial!

Mas alguém sabe quanto dinheiro os especuladores ganharam à conta do crescimento da bolha do subprime?

Mas está tudo louco?...ou será que eu e os gajos deste blogue é que são loucos por ainda terem valores morais?

Os especuladores que apenas querem-se tornar mais ricos através da desestabilização dos mercados e contribuem para a formação de bolhas e desaparecimento das mesmas contribuindo para desemprego e pobreza...são essenciais ao mercado??

Bom, estou a ver que a maioria dos mass media (detido, já agora, por GRANDES capitalistas) está a fazer um bom trabalho a lavar-nos o cérebro.

Veremos o que acontece se existir outra grande crise financeira num curto espaço de tempo...o governo já não os pode salvar...ou será que pode?

Cada vez mais me convenço que os políticos não estão do lado do povo...e as transferências entre Estado e empresas não advogam muito à moralidade destes...

O povo apenas tem influência numa fase do processo democrático...mas até essa fase o processo foi todo condicionado....

Cá para mim, o pessoal de Wall Street é completamente sociopata...e como modelos individuais de "sucesso" para o mundo inteiro..estão a tornar a população mundial sociopata...

Esquizofrenia completa: Wall Street, Goldman Sachs e agências de notação financeira (sim, sim) contribuem para o crescimento da bolha do subprime->bolha rebenta, desvalorização devastadora da bolsa->Estados transferem os custos da crise da esfera privada para a esfera pública->Endividamento maciço dos países->Agências de notação financeira (qual a credibilidade?) atribuiem elevados riscos da dívida estatal não ser paga (com que base?)->classe média baixa a absorver os custos da crise

Mudanças? No change...at all..at all..at all...

Depois da próxima crise financeira e parafraseando os Mão Morta, só nos resta "sair para a rua e festejar de cocktail na mão"....resta saber qual deles ;)

Abraços e até à próxima...

Anónimo disse...

A foto é infeliz e em nenhum contexto deveria ser usada, embora tenham todo o direito de o fazer. Num aspecto concordo com o sr. Bruno Silva. "A culpa não é do neoliberalismo". É, sim, dos senhores do neoliberalismo que, aproveitando-se da fraca regulamentação dos mercados, enchem os bolsos com dinheiro que não lhes pertence. Conversa da treta, é certo, mas é a verdade.
Esquerdismo? Não se confunda o esquerdismo que se defende no nosso país com o chavismo da América Latina, mas talvez a esquerda tivesse uma varinha de condão para enfiar pelo "cú acima" de muitos oligarcas sedentos de fortuna que por aí andam.

Bruno disse...

Mas antes da crise so subprime não havia já miséria em África?

E os activos tóxicos? Como foram criados? Não foi por programas governamentais que visavam permitir o acesso ao crédito a pessoas que em condições normais não os obteriam?

Acho piada a esta lógica da treta.. se é ladrão ou especulador.. é neoliberal...
É quase como eu dizer que.. se é drogado.. é de esquerda!

Bruno disse...

Mas antes da crise so subprime não havia já miséria em África?

E os activos tóxicos? Como foram criados? Não foi por programas governamentais que visavam permitir o acesso ao crédito a pessoas que em condições normais não os obteriam?

Acho piada a esta lógica da treta.. se é ladrão ou especulador.. é neoliberal...
É quase como eu dizer que.. se é drogado.. é de esquerda!

L. Rodrigues disse...

Os produtos tóxicos foram criados pelas agencia de rating ao dar AAA+++ a produtos financeiros de risco elevado.
É por isso que são tóxicos.
Se o rótulo fosse verdadeiro, não tinham feito mal a ninguém, a não ser talvez aos directamente envolvidos.

Que confusão para aí vai.

Quanto à imagem, ilustra perfeitamente o artigo.
Só o abutre sai mal disto tudo.

Ele limita-se a apanhar os restos enquanto os especuladores fazem a carnificina e lambem os ossos.

Unknown disse...

Caro Bruno,
Embora não concorde com a vulgaridade da fotografia - estamos de acordo nisso -, acho que o ponto do Fransciso Oneto é válido. Assustadoramente válido. E o FT nem é dos piores.
Quanto à ideia de que o neoliberalismo é "bom" porque "promove" o ivestimento entre as várias economias, deixo aqui alguns links (da wikipedia, que não é lá muito neoliberal):

http://en.wikipedia.org/wiki/1997_Asian_Financial_Crisis

http://en.wikipedia.org/wiki/Hedge_fund

http://en.wikipedia.org/wiki/Collateralized_debt_obligation

http://en.wikipedia.org/wiki/Chicago_school_of_economics

Não sei o que os senhores deste blog fariam, se mandassem nos países ocidentais. Sei que não investiriam na precariedade e no condicionamento da economia mundial aos "business cycles" de conglomerados "too big to fail". Sei que não aceitariam transacções comerciais com regimes oligárquicos e genocidas. Também sei que não manteriam as mais-valias em bolsa e as "off-shore" ao abrigo de um sistema fiscal razoável e democrático (engraçado como este adjectivo assume um matiz ominoso e "comunóide", quando contraposto à suposta democraticidade de mercados tendencialmente monopolistas e oligopolistas).

Não, o neoliberalismo não promove o livre investimento entre as várias economias. Promove um quase-monopólio, e o capitalismo liberal só funciona por via de um quase-monopólio e CONTRA o tão propalado mercado. É uma doutrina sustentada por assunções teóricas sem base empírica e, mais grave, sem qualquer correlação com um aumento da eficiência económica, do bem-estar social ou subjectivo ou da justiça social.

Isto não quer dizer que a culpa da miséria na África seja do neoliberalismo. Não há culpas a aduzir, há causas necessárias e suficientes; pouco importa "quem" tem a culpa, o que interessa é "quem" precisa de soluções para problemas reais.

Um último ponto: os activos tóxicos existem pela incúria das agências privadas de rating e por predicados económicos absurdos, baseados numa lógica de acumulação material que promove a desigualdade e é economicamente ineficiente (mais uma vez, monopolista e oligopolista). Esta curta vale a pena:

http://vimeo.com/3261363

Ah... (1) eu invisto em África, através de microcrédito (sem juros, yey!) (2) as varinhas de condão só no Feiticeiro de Oz; no mundo real, a economia política do desenvolvimento está fundamentalmente errada e tem de ser revista. Se calhar, a "esquerda" até tem um contributo a dar.

...isto apesar de ter um PC todo catita (já com 5 anos, mas todo catita).

Blondewithaphd disse...

Regressamos ao Malthus e aos desbastes necessários à espécie...

Anónimo disse...

Respostas e afirmações de muito boa qualidade, 'divinal'.
(e 'roubadas' para post no blog Luminária )

Parabéns aos autores e ao blog «Ladrões de Bicicletas»
- creio ser dos melhores na área de Economia-Política de Esquerda e Alternativa.

Zé T.

João Aleluia disse...

Os especuladores tem de facto um papel fundamental, na medida em que dão liquidez ao mercado, se não houvesse especuladores sempre que alguem necessitava vender um activo (e.g. uma acção ou obrigação) teria que vender por uma fração do valor real, uma vez que seria muito dificil encontrar alguem que tivesse um interesse economico produtivo no mesmo activo e nesse mesmo momento.

O problema com a especulação deve-se a que o especuladores transacionem valores muito superiores aos agentes economicos com interesses não especulativos, sendo que em muitos casos o preço é definido com base nas crenças dos especuladores e não com base nos valores reais dos activos.

Como é obvia a noção de valor valor real é esquiva, e a questão de qual o nivel de especulação que torna os mercados mais eficientes é uma questão académica onde existem diferentes teorias. No entanto, pareceme pacifico que tem de haver limites à especulação, como existem por exemplo nos mercados de futuros e de opções, com position limits. Deve também haver mais e mais longos circuit breakers nos mercados organizados, e seria também benefico um forte desincentivo fiscal a mais valias obtidas quando o activo transacionado foi detido por um curto espaço de tempo.

No entanto estas medidas não são tomadas porque os governos estão-se nas tintas. E no caso do governo portugues, não só se está nas tintas como nem sequer tem capacidade tecnica para tal. Em resumo, os especuladores são abutres mas a cupla de haver cadaveres é dos governos.