segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nós

No bairro de Alvalade, em Lisboa, um grupo de vizinhos transformou um logradouro público, onde existia uma lixeira, num jardim. Fiquei a saber deste sucesso da acção colectiva através de uma interessante reportagem do i na mesma semana em que foi anunciada a atribuição do Prémio Nobel da Economia a Elinor Ostrom, a primeira mulher a receber este galardão. O resto da minha crónica semanal no i pode ser lido aqui.

8 comentários:

Micael Sousa disse...

Uma excelente iniciativa, pena não existirem mais casos destes pelo país fora. Como o trabalho de uma comunidade activa, um verdadeiro exemplo de socialismo a meu ver. Com a iniciativa "Limpar Portugal" que surgiu recentemente é possível que cada vez mais acções como esta surjam e que no futuro sejam actos comuns e banais.

Blondewithaphd disse...

De aplaudir, acontece que... noutros países, nomeadamente na Alemanha, há movimentos cívicos de cidadãos que voluntariamente se reunem para tratar e ajardinar cada pedacinho de espaço público devasso. (ok, às vezes a polícia não acha muita graça).

Micael Sousa disse...

Nesses casos as autarquias podiam criar uma bolsa de voluntariado para que os cidadãos pudessem participar sem infringirem a lei.

Helena Romão disse...

Isso existiu nos anos 70, mas tem desaparecido. O parque infantil onde eu brinquei foi construído por um grupo de moradores do bairro.
Eu contribuí com a pá e o baldinho da praia...

Miguel disse...

Alguém sabe qual o link do i onde se encontra a notícia? Já tentei procurá-lo em todo o lado, mas sem sucesso. É que o tema relaciona-se com a minha dissertação de mestrado e todo o material é bem-vindo. Sendo factual, ainda melhor :) obrigados!

João Rodrigues disse...

Não sei se está on-line. Li no jornal de quarta-feira.

Carlos Albuquerque disse...

A notícia está também em
http://alvalade.no.sapo.pt/jp020Civismo01.html , com fotos muito mais alegres do que a do i.

José Leitão disse...

Um excelente texto. Recordei-me das visitas que fiz a empresas em autogestão até ao início dos anos 80 e das realidades que pude partilhar. Tudo o que promova, a solidariedade, a cidadania, a partilha e o dom, é portador de um futuro melhor.