quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Encruzilhadas da Democracia


“Se todas as sociedades se criam a si próprias, através dos seus usos e costumes, das suas instituições que são representações e investimentos mais ou menos estabilizados do sentido da acção, dos fins que se propõem e/ou propõem aos indivíduos que (se) formam no seu interior, a originalidade da democracia, a sua novidade histórica e antropológica radical, está no reconhecimento de que as leis, no sentido mais amplo, as instituições e as diferentes cidades são criação humana, criações que não preexistem à acção que as cria, e na transformação deste reconhecimento no projecto da instituição de um corpo de cidadãos que igualitariamente governam e são ao mesmo tempo governados pelas leis que eles próprios se dão, sabendo-o e assumindo a responsabilidade das suas deliberações.”

Assim apresenta Miguel Serras Pereira o ciclo debates que ele organizou no Centro Nacional de Cultura. Daqui até ao fim do ano ainda acontece:
21 de Outubro 2009 - 18h - no CNC5- A Praça da Palavra: Comunicação e Espaço Público: José Rebelo e Diana Andringa;
4 de Novembro 2009 - 18h - no CNC6- As Dimensões Políticas da Criação: Silvina Rodrigues Lopes, Gastão Cruz e Maria Augusta Babo.

Todas as sessões têm lugar na Galeria Fernando pessoa do Centro Nacional de Cultura
Largo do Picadeiro nº 10 (ao Chiado)

3 comentários:

croky disse...

Há quem diga que "Deus está morto" ... agora que não é democrata nunca tinha ouvido falar. Aliás os valores e moral nesta nossa sociedade 99% católica, a realidade social, parece ser um pouco diferente do que o texto quer parecer indicar.

De qualquer forma, este texto elucida sobre o que a democracia é ou sobre o que a verdadeira democracia deveria ser ? A diferença entre uma e outra é significativa. Ignora essa diferença é o que a maior parte dos ideólogos fazem. É tudo muito bonito até se ter os pés assentes na terra.

Depois a questão das leis. Meu caro, as leis são regras inventadas pelo Homem quando não existe uma solução óbvia para um determinado problema. A "glória" das leis dá-me tanto ou menos prazer que a "glória" na guerra. Bicho Homem é tramado, acha-se importante e inteligente. Até o é na relatividade, no entanto não passamos de macacos.

su_sol disse...

É necessário inscrição para o debate? Estou muito interessada em estar presente. Cumprimentos susana cruto

sucrutosol@gmail.com

José M. Castro Caldas disse...

Susana: é livre e sem inscrição.