segunda-feira, 13 de julho de 2015

Leituras imprescindíveis nestes tempos tão antiquadamente modernos


"O caracterizava o velho capitalismo, no qual dominava a livre concorrência, era a exportação de mercadorias. O que caracteriza o capitalismo moderno, no qual impera o monopólio, é a exportação de capitais. (...)

Enquanto o capitalismo for capitalismo, o excedente de capital não se consagra à elevação do nível de vida das massas do país, pois isso significa a diminuição dos lucros dos capitalistas, mas ao fomento desses lucros através da exportação de capitais para o estrangeiro para os países mais atrasados. (...)

A necessidade de exportação de capitais deve-se ao facto de que em alguns países o capitalismo 'amadureceu excessivamente' e o capital carece de campo para a sua colocação 'lucrativa'. (...)

As exportações de capitais influenciam o desenvolvimento do capitalismo nos países para que são dirigidos, acelerando-os extraordinariamente. (...)

A exportação de capitais passa a ser um meio de estimular a exportação de mercadorias. (...)

Os países exportadores de capitais dividiram, no sentido figurado da palavra, o mundo entre si. Mas o capital financeiro conduziu também à partilha directa do globo".

V.I Lenine, O imperialismo fase final do capitalismo

2 comentários:

Anónimo disse...

Eh lá! Ou estou muito enganado ou é primeira vez que há um post dedicado exclusivamente ao Lénine (e à atualidade do seu pensamento). Muito bem vindo! Já basta ter sido proscrito dos livros de economia e política.

Agora só falta começar a corrigir o excessivo enviesamento keynesiano do blog.

É um prazer ver aqui alguém - gosto de pensar que há outros - a quem o Lénine não queima os dedos no teclado.

Anónimo disse...

Sim, e´ gostoso falar de Lenine e também de Marx e Engels mas e´ melhor por em prática as suas teorias.
Sim, e´ bom que se lembrem, mas que não seja como diz o outro – só se lembram de santa barbara quando faz trovoes -. De Adelino Silva