terça-feira, 14 de julho de 2015

Debate e lançamento, quinta-feira: «De pé, ó vítimas da dívida»


«De pé, ó vítimas da fome: assim começa a "A Internacional", o hino de todas as lutas de classes contra a exploração e todas as formas de opressão. Se o espectro da fome continua a ser, em última instância, a expressão da compulsão capitalista que pesa, de forma ainda hoje demasiado invisível, sobre todos os que de seu só têm a força de trabalho para vender, também é verdade que o capitalismo, ao longo da sua história, foi criando outros mecanismos disciplinadores, de eficácia igualmente variável, que incidem não só sobre as classes trabalhadoras, mas também sobre os Estados, e mesmo sobre outras instituições económicas, em particular nas áreas mais subalternas do sistema mundial.»

Organizado por João Rodrigues e Nuno Teles, com textos de Costas Lapavitsas, Eugénia Pires, José Castro Caldas, José Guilherme Gusmão, Mariana Mortágua, Octávio Teixeira, Sara Rocha e Wolfgang Streeck, entre outros, será lançado na próxima quinta-feira, 16 de Julho, nas instalações do STEC (Largo Machado de Assis, em Lisboa), a partir das 18h30, o livro «De pé, ó vítimas da Dívida», publicado pelo Le Monde Diplomatique (edição portuguesa) e pela Deriva.

No debate de lançamento participam Eugénia Pires, João Rodrigues, Mariana Mortágua, Nuno Teles e Octávio Teixeira. Estão todos convidados, apareçam.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ningún país saca la chequera para el rescate de 50.000 millones a Grecia

http://www.eleconomista.es/economia/noticias/6870405/07/15/-Ningun-pais-saca-la-chequera-para-el-rescate-de-50000-millones-a-Grecia.html

FMI quer corte na dívida grega e ameaça saltar fora do resgate

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4680932

Schäuble apunta que prefiere la salida de Grecia del euro
http://internacional.elpais.com/internacional/2015/07/14/actualidad/1436900857_986919.html

Jose disse...

A esquerda mostra o que vale ao branquear a desbunda grega de sacar dinheiro sem produzir nada mais que consumo acrescido.
O seu suporte a um Governo grego sem projecto nem rumo e a um povo que invoca a dignidade a propósito da extorsão continuada da Europa, é um cenário clarificador de que a esquerda se mantém extorcionária no essencial e do governo só u poder de sacar e repartir a motiva.

Anónimo disse...

“O que é velho está a morrer, o que é novo luta por nascer e no interregno há muitos sintomas mórbidos,” escreveu Antonio Gramsci.
Os Gregos vão sofrer mais, certo. Mas e os portugueses? E o resto da Europa?
Aqueles que não são capazes que se calem, não empatem…
Vale mais um povo vivo em “derrota”, pronto para a Luta, do que um povo amorfo na “vitoria”.
Poucos se aperceberam do real alcance do Referendo Grego.
Muito menos se aperceberam do alcance da reunião parlamentar grega.
Quase todos dizem Traição!
Uns por temerem perder o “Poder” hegemónico do capital.
Outros por temerem perder a “Hegemonia do Pensamento Marxista”.
Que se levantem os povos com seus movimentos sociais! Levantai-vos Milhões! A TERRA ESPERA POR VOS!
POR Adelino Silva

Anónimo disse...

Branquear a desbunda grega?
Mas isto não é o que o das 09 e 16 passa o tempo a fazer?

A desbunda grega e Goldman sachs por exemplo. Relembra-se que António Borges, dilecto sachiano e como tal um assumido mafioso era um dos ídolos de quem fala no branqueaemento da Grécia.

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Como-o-Goldman-Sachs-ajudou-a-quebrar-a-Grecia/6/24732

Eis aqui a desbunda grega branqueada pelo das 9 e 16. Por aqui se fala em Draghi,outro mafioso-mor, e do BCE e de Trichet e doutros mafiosos de marca maior. Até dum SWAP, que como se sabe é um instrumento tão do interesse do PSD do PP e do PS e com o qual a ministra Albuquerque teve uma relação tão promíscua como devassa (e em que treinou os trejeitos que iria fazer mais tarde diante do strangelove alemão, numa pantomina de "garota de programa" barata)

De

Anónimo disse...

Mas a desbunda grega encetada pelos amigos ideológicos e seus correligionários troikistas não fica por aqui:

"A Comissão de Auditoria tem na sua posse um documento que prova que o FMI sabia desde março de 2010 que com o memorando aplicado na Grécia a dívida grega aumentaria.
“Temos um documento interno do FMI de março de 2010, detalhando as medidas previstas para inclusão no memorando de 2010. É um plano muito detalhado e pré-definido que não foi comunicado nem aos parlamentos dos catorze países da União Europeia que emprestaram à Grécia nem ao Parlamento grego. Porque, como se sabe, houve uma violação da Constituição grega em maio de 2010, quando foi celebrado o acordo “, disse Toussaint. Durante o nosso trabalho, também conseguimos destacar que os meios utilizados para reestruturar a dívida grega em 2010 foram absolutamente prejudiciais, porque os direitos às pensões na Grécia e dos cidadãos gregos que detinham títulos do Estado foram sacrificados. Por exemplo, mais de 50% das compensações para alguns empregados da “Olympic Airways”, que tinham recebido títulos do governo após a sua demissão involuntária, não tiveram qualquer medida de compensação. No entanto, os grandes bancos privados que participaram nos cortes, receberam uma compensação de € 30000000000, que foram adicionados à dívida pública grega “, disse Toussaint.

Mais dados sobre a desbunda na Grécia que tão afanosamente os troikistas pretendem esconder

De

Anónimo disse...

Há no entanto algo que não se pode deixar passar.
Quando alguém fala em extorsão continuada da europa, está objectivamente a mentir. A extorsão continuada é a da Grécia. Tanto é assim que assistimos a este panorama esmagador género ópera bufa dos abutres em torno da Grécia.
O Capital continua fiel aos seus propósitos extorsionários. O capital saqueia as riquezas nacionais , saqueia as matérias-primas, saqueia o que pode dar lucro , saqueia a mão-de-obra alheia, saqueia o emprego, saqueia o que há para saquear. E que dê lucro

Quem o contesta e faz a afirmação da "extorsão continuada da europa por parte da Grécia, está objectivamemte a manipular.

Está no fundo a cumprir esta máxima:

" La propaganda debe limitarse a un número pequeño de ideas y repetirlas incansablemente, presentarlas una y otra vez desde diferentes perspectivas, pero siempre convergiendo sobre el mismo concepto. Sin fisuras ni dudas. De aquí viene también la famosa frase: "Si una mentira se repite lo suficiente, acaba por convertirse en verdad".

É isso. É um dos postulados do ministro de propaganda nazi, o tristemente célebre Goebbels

A que se junta um outro postulado, traduzido nas palavras básicas sempre utilizadas sistematicamente pelo "jose" como mama, mamar, sacar...
"Por regla general, la propaganda opera siempre a partir de un sustrato preexistente, ya sea una mitología nacional o un complejo de odios y prejuicios tradicionales. Se trata de difundir argumentos que puedan arraigar en actitudes primitivas."

Atitudes primitivas...não é perfeitamente reconhecível?

De