quarta-feira, 8 de julho de 2015

Helena Camilo Lourenço Garrido?


Adivinha: Das seguintes frases, qual pertence ao artigo de Helena Garrido e qual pertence ao artigo de Camilo Lourenço, no Negócios da passada segunda-feira?

A] «Até os radicais do Podemos perceberam que Atenas colocou o país na rota do Inferno. Esta mudança (...) comprova que nem os mais próximos do Syriza acreditam na estratégia seguida.»

B] «Os grandes políticos conduzem os seus povos para o caminho menos doloroso, não os atiram para o abismo como fez Tsipras e Varoufakis. O Syriza ganhou uma derrota, o sofrimento do povo grego.»

Pois é, tem-se assistido nos últimos dias a uma apreciável «camilourencização» do comentário político-económico. Reconhecer o fracasso da austeridade, antes de emitir opiniões sobre a crise do euro ou a situação na Grécia, é que não há maneira.

8 comentários:

Anónimo disse...

A quem pertencem as frases:

1] Até os radicais do Podemos perceberam que Atenas colocou o país na rota do "bem estar" . Esta mudança (...) comprova que todos os gregos se converteram ao Syriza pela melhoria do nível de vida.

2] «Os grandes políticos conduzem os seus povos para o caminho glorioso como fizeram Tsipras e Varoufakis, tiraram os gregos do abismo veja-se por exemplo
que antes havia bichas nas caixas multibanco porque não havia dinheiro, agora as bichas existem porque os gregos podem levantar todo o dinheiro que queiram mesmo que não o tenham depositado.

cumps

Rui SIlva

Dias disse...

Abjecto!
Não tenho paciência para ouvir/ler funcionários da troika. A Informação foi substituída pela Media, onde impera a propaganda insidiosa, em “terreno submisso e vazio”.

Jose disse...

Interessa pouco a autoria, interessa que a palhaçada vai ter consequências más para os gregos, e isso é essencial a que a Europa não fique syrizada de morte.

Anónimo disse...

Um Euro é um sucesso!

A austeridade funciona!

Pedro Passos Coelho é muito honesto e trabalhador!

O Jose não é fascista!

Cavaco é de uma seriedade ímpar!

Helena Garrido e Camilo Lourenço não são propagandistas neoliberais!

Os alemães são gente perfeita, lindos, puros e superiores, os outros povos são preguiçosos, corruptos, feios e cheiram mal dos pés!

Anónimo disse...

O Socialismo é que é bom.
Por todo o lado que foi implementado deu origem a sociedades prosperas e ricas.
Sem censura, sem policias secretas a controlar os cidadãos, sem muros, sem passaportes para deslocações dentro do próprio pais. Sem campos de concentração, etc.
Só felicidade.
Esta é a Verdade, e os casos da C.Norte, Cuba, Venezuela, Zimbabwe, etc, estão aí para testemunhar isto que acabo de dizer.

cumps

Rui Silva

Anónimo disse...

Um excelente post este.

Dá para ver o calibre destes dois melros e anotar que a diferença entre a quadrilha é apenas superficial e meramente táctica.
O título resume tudo. As frases citadas confirmam o título.

O desnorte toma conta das cabeças garridas dos camilos de morte. Do gozo e da pesporrência sobranceira de há dias passou-se para a calúnia e para a faca na liga, mentindo-se e manipulando e torpedeando a verdade.
Da vontade gozona sobre a saída da Grécia, passou-se para as bacoradas raivosas e tontas sobre as "syrizadas de morte". Uma confissão involuntária que afinal a europa quer mesmo saber dos resultados da Grécia. E do receio que tal provoca, incluindo obviamente o medo que o processo se espalhe.

Lembram-se da Islândia? O corte das amarras permitiu estar hoje bem à frente dos escravos da Alemanha. E isso é um crime que faz soltar os demónios dos colaboracionistas troikistas

De

João Pedro Lopes disse...

"Os grandes políticos conduzem os seus povos para o caminho menos doloroso".

Churchill diz-lhe alguma coisa, a essa cabecinha pensadora?

Anónimo disse...

Anota-se a desistência dos signatários de manifestos troikistas vende-pátrias e de adoradores dos mercados incontinentes.

Deixaram de cantar loas ao capitalismo. Deixaram de propaganderar as virtudes da exploração do homem pelo homem.

Em vez disso voltam-se para a cassete partida em busca de conforto do alheio. A impotencia tem destas coisas, O modelo de sociedade já não é atractiva e a propaganda torna-se assim um produto néscio e sem sentido.

E a impotência gera isto. O disparate ignorante e tonto, a lembrar que os processos educativos e formativos não podem passar pelas escolas dominadas pela de chicago.

O socialismo é que é bom. Nem mais, Pela primeira vez um vislumbre duma frase acertada ao fim de tanto tempo.
Vejanos, A superioridade duna sociedade socialista não oferece dúvidas a quase ninguem . Uma sociedade em que sejam abolidas as condições de miséria que tomaram conta da nossa sociedade é um avanço civilizacional.Uma sociedade em que os principais meios de produção estejam socializados é um passo em frente face a uma sociedade em que o poder económico a domina e gera a cada dia que passa mais desigualdades, com aqueles concentrados em meia dúzia de mãos. E por aí adiante
Ora bem. Ao que parece o capitalismo demorou quase trezentos anos a espalhar-se pela terra, quantas vezes à custa duma enorme violência. Quem sabe História sabe do que falo e nem sequer questiono isso

A replicação acéfala de modelos tem destas coisas.NInguém defende cópias de nada.Defende-se sim um modelo ideológico, com caracterizações locais necessariamente diferentes e com configurações plurais,respeitando o que é central no socialismo. Soa a desespero e a aldrabice o citar "exemplos " paridos na ignorância vitrificada no tempo pela sabujice ideológica. O juntar na mesma onda Cuba com o Zimbabué só mesmo dum aluno do carlos pinto ou do relvas . Considerar este último país um regime socialista só mesmo de louco. Quanto a Cuba o termo de comparação que se pode fazer é com o Haiti que apresentava sensivelmente os mesmos indices de desenvolvimento de Cuba na altura em que o sanguinário baptista foi derrubado. Ora é ver a diferença no presente entre o Haiti e Cuba. Será que o sr rui silva percebeu ou quer que lhe faça um desenho?

Mas a questão vai bem mais fundo do que o que se pretende fazer crer.Hoje estamos em crise. mas não é uma crise conjuntural, é uma crise estrutural ,funda, reveladora dos caminhos cegos a que nos conduziu o capitalismo Tanta que os adoradores do Capital estão remetidos a estas tretas. Os modelos e as alternativas únicas vacilam e estes testemunhos do rui silva são a mais eloquente prova disso.E não colam

Uma nota final. Quando se tentou instaurar uma sociedade socialista pelo voto democrático, no Chile de Salvador Allende, esta foi interrompida por um golpe de estado de extrema-direita chefiado por um tipo de nome pinochet e com o apoio da escola de chicago, capitaneada por um admirador do sinistro pinochet, um tipo de nome Friedman e igualmente uma personagem sinistramente sinistra
Pensar que a história parou ou que chegámos ao fim da história é uma estória para débeis mentais. Quando um modelo de sociedade não permite a realização do ser humano e assenta na exploração do homem pelo homem, há que o subsituir.

Quanto aos muros...é vê-los a crescer nos EUA e em Isrel e na Hungria. Quanto às polícias secretas a controlar os cidadãos é ver a NSA americana a vigiar tudo e todos, até chefes de estado considerados como amigos e a praticar assassínios de estado. Quanto à proibição de deslocações é ver Assange preso miseravelmente numa embaixada, ou a proibição de deslocação de milhares de refugiados vítimas das guerras de pilhagem lideradas pelos EUA na líbia, síria , Iraque. Quanto aos campos de concentração é ver Abu Graib ou guantanamo.

E de repente vemos que o referido por rui silva é uma mão cheia de nada, a outra de nada cheia E que este ainda tenta agitar papões desta forma caricata e infantilóide
No fundo a tomar-nos a todos papalvos crédulos

De