sexta-feira, 18 de maio de 2007

A trajectoria da social-democracia

Em 1994, Perry Anderson, conhecido historiador britânico e durante anos editor da New Left Review, sintetizava assim a trajectória da social-democracia:

«Outrora, nos anos fundadores da Segunda Internacional, tinha por objectivo o derrube do capitalismo. Depois tentou realizar reformas parciais concebidas como passos graduais para o socialismo. Finalmente, passou ser favorável ao Estado-Providência e ao pleno emprego no quadro do capitalismo. Se agora aceita a destruição do primeiro e o abandono do segundo, em que tipo de movimento se irá tornar?».

4 comentários:

baldassare disse...

Na final do "Grandes Portugueses", Odete Santos disse que "o capitalismo aproveita todos os sistemas menos um: o comunismo". Concordo em parte.
A ambição natural do homem e a sua busca natural de obtenção de propriedades e bens, transforma qualquer sistema em capitalista. Até o comunsmo (aqui é que está a minha discordância com Odete).

Os partidos social-democratas nasceram anti-capitalistas, socialistas, mas democratas. Agora são capitalistas sempre, e democratas às vezes...

Pena.

A. Cabral disse...

A mentira do signo. Sera que "social-democracia" e' alguma coisa, uma agencia, ou somente um punhado de letras no papel?

João Rodrigues disse...

Veja posta acima baldassare.

A. Cabral a social-democracia são ideias, ideologias, tradições políticas com histórias e memórias, um punhado de letras que muita gente reconhece como suas, um punhado de letras que convoca e enquadra muitas formas de acção colectiva. Os signos podem mentir, mas sem eles que fazer?

A. Cabral disse...

Signos nao sao (a)gentes, e a historia quem a faz?

Quero pos-modernizar o nosso materialismo...