terça-feira, 13 de março de 2012

Portugal está no bom caminho, dizem eles!


Em entrevista ao Jornal de Negócios de hoje, Mitu Gulati, um especialista norte-americano que ajudou a desenhar a reestruturação da dívida pública grega afirma:

Portugal precisa de aprender as lições da Grécia e pelo menos considerar que, se esperar dois anos, poderá ficar numa situação má, onde a maioria da sua dívida será para com o sector oficial [troyka]. Quando chegar aí, e decidir reestruturar, fará um corte imenso ao sector privado, mas não será suficiente para garantir a sustentabilidade. ... O caminho que Portugal está a seguir não lhe está a permitir o regresso ao mercado. É no fundo o caminho que a Grécia seguiu durante dois anos.

A entrevista acaba por não discutir uma variável central para a sustentabilidade da dívida pública, o crescimento do produto. Como se pode ver nas linhas superiores do gráfico anexo, basta que a recessão se mantenha por mais algum tempo para a dívida disparar para um nível absolutamente insustentável. Hoje, só quem pretende manipular a opinião pública afirma que Portugal está no bom caminho.

Os observadores independentes não deixam escapar o essencial (este por exemplo):

a causa final (ou subjacente) que vai empurrar Portugal para um segundo resgate é o facto de o país ter um elevado nível de dívida (tanto pública como privada) e um problema crónico de crescimento que simplesmente não vai ser resolvido com um pouco de boa vontade e algumas reformas estruturais do tipo varinha mágica.

3 comentários:

meirelesportuense disse...

Mas Portugal está no bom caminho, no bom caminho para os senhores da Finança, Portugal está prestes a confirmar-se como um enorme exportador de trabalho escravo, aliás como sempre se afirmou ao longo da sua história, Brasil, Venezuela, Angola, França, Alemanha, Suíça, Luxemburgo...Para além do esclavagismo entre portas, na pesca do Bacalhau, das Baleias, do Atum, das jornas alentejanas, dos pescadores de Aveiro, Matosinhos, Póvoa do Varzim, Nazaré, Vila do Conde, Afurada, Olhão, das Cerâmicas, das Indústrias de Lacticíneos, das Conserveiras, dos Têxteis, do Vestuário, do Calçado, da Cortiça, da Vinha e do Vinho...

Anónimo disse...

http://asombraquemepersegue.blogspot.com/2012/03/postal-sua-excelencia-o-senhor.html

Vossa Politburia é gentil disse...

está prestes a confirmar-se como um enorme exportador de trabalho escravo, aliás como sempre se afirmou ao longo da sua história

excepto quando o Brasil, Venezuela, Angola, nos mandaram excedentes pour faire la ménage

ou seja excepto o trabalho escravo púbico mais digno
todo o restante é escravatura digna de marroquinos...pois
Lacticíneos, das Conserveiras, dos Têxteis, do Vestuário, do Calçado, da Cortiça, da Vinha e do Vinho...

iste tem amelhorado em nível cu mentarista come us comentários do chique da foice...