segunda-feira, 11 de julho de 2016

Fórum Manifesto: «O Brexit para lá das caricaturas»


«Numa Europa social, económica e politicamente assimétrica, onde o crescimento estagnou, o descontentamento cresce e o processo de tomada de decisão se concentra nas mãos de alguns, é essencial à esquerda debater o Brexit, além da generalidade das caricaturas fáceis.
A alternativa é deixar que o desconforto com a União resvale para a leitura xenófoba populista da extrema-direita. Perceber motivações e consequências do Brexit, não só no Reino Unido, mas nos países da União, é um passo essencial.»

Para aprofundar o debate sobre os significados e os impactos do Brexit, a Fórum Manifesto convidou Álvaro Vasconcelos, João Rodrigues e Isabel Moreira. Um debate alargado à audiência e que terá lugar na próxima quarta-feira, 13 de julho, a partir das 18h00, na Livraria Tigre de Papel (Rua de Arroios, nº 25), em Lisboa. Divulguem, apareçam e participem.

1 comentário:

Anónimo disse...

"é essencial à esquerda debater o Brexit, além da generalidade das caricaturas fáceis"

É isso aí. Infelizmente uma parte da dita esquerda associa-se a tais leituras, contribuindo objectivamente para o crescimento da direita e do racismo.
A bandeira de contestação a este estado de coisas é uma bandeira popular. Uma bandeira que encontra eco em cada vez mais pessoas. O deixar que este "desconforto com a União resvale para a leitura xenófoba populista da extrema-direita" é,objectivamente, abrir a porta a esta e trair o mundo do trabalho e dos explorados