terça-feira, 7 de junho de 2011

Quem tem poder?

Como explicar a força das irracionais políticas de austeridade orçamental, cujos efeitos macroeconómicos são visíveis na recessão das periferias europeias e na desaceleração do crescimento no centro, acompanhadas de uma política monetária europeia obcecada com uma inflação que permanece baixa e que é gerada pelo aumento dos custos das matérias-primas, estranha prioridade quando estamos em contexto de desemprego de massas? Inspirado pelo artigo de Robert Kuttner, cuja tradução se recomenda, Paul Krugman entra no campo da economia política radical, a que vai às raízes da questão económica: é o poder dos credores, o chamado rentismo financeiro, que explica esta viragem. A “era das trevas da macroeconomia” seria a sua expressão ideológica, um erro intelectual com bases bem materiais, digamos. Sempre que o pêndulo oscilou na direcção dos interesses míopes dos credores, o lastro do passado sobrepôs-se à necessidade de construir as bases de uma economia futura mais produtiva, isto para retomar os termos de Kuttner. Não é por acaso que Keynes insistia na necessidade de assegurar a “eutanásia do rentista” com uma política de juros baixos e de controlo de capitais para evitar os abusos a que a finança é propensa. No pós-guerra, a hegemonia destas ideias keynesianas assegurou tranquilidade financeira e prosperidade partilhada. Agora, continuamos a recuar na política económica, mas estamos, pelo menos, a recuperar conhecimento perdido: no seguimento de crises de dívida, “ou a classe dos credores prevalece à custa de tudo o resto ou o governo encontra formas de reduzir o fardo da dívida para que a economia possa recuperar”. Reestruturações há mesmo muitas. O importante é que sejam bem feitas. E já que estamos a falar de coisas bem feitas, não deixem de ler a carta fraterna e sensata que Yannis Varoufakis escreveu ao seu amigo George Papandreou...

4 comentários:

Diogo disse...

A ginástica mental que a ingénua rapaziada dos Ladrões de Bicicletas têm de fazer para explicar como um evento que é completamente deliberado não passa de um processo natural.

Vejam este VÍDEO meninos e acalmem esses neurónios e essa sinapses (há versões na Internet legendadas em português). A coisa é bastante mais simples do que parece.

Diogo disse...

Para os que estão menos à vontade em inglês, está qaui uma versão legendada em português (BR):

Os Mestres Do Dinheiro / The Money Masters

Carlos disse...

esse video esta mt bom.
vi-o faz ja uns 3 anos. expica mt bem o problema, mas quanto a mim falha radicalmente na solução. só um dinheiro baseado numa commoditie pode trazer a estabilidade e a flexibilidade que precisamos num sistema monetário, numa altura crítica da economia global, em que o paradigma dominante de crescimento perpétuo está claramente a tornar-se insustentável.

Eu recomendo outro video em resposta http://www.chrismartenson.com/crashcourse

Diogo disse...

Carlos - «só um dinheiro baseado numa commoditie pode trazer a estabilidade e a flexibilidade que precisamos num sistema monetário»


Não estou de acordo Carlos. A quantidade de dinheiro em circulação deve estar indexada aos preços de um cabaz de compras e ao nº de pessoas desse país. Nada de ouro, prata ou diamantes.

Abraço