terça-feira, 28 de junho de 2011

Problemas reais

Quais são os reais problemas enfrentados pela generalidade das empresas portuguesas? Impostos? Leis e custos laborais directos e indirectos? É claro que não. Essas são as obsessões dos preguiçosos ideólogos do patronato mais reaccionário. Segundo os dados do próprio Banco de Portugal, o principal problema, o que trava o investimento, é a falta de procura. Seguem-se as condições que a banca impõe numa relação demasiado assimétrica – hoje soubemos, através do Público, que a banca está a cobrar às empresas juros que atingem 12 por cento.

Perante as dificuldades que resultam do aumento do crédito mal parado, consequência da austeridade que a banca apoiou, esta tem até um quarto do PIB disponível em apoios públicos directos e indirectos, sem quaisquer contrapartidas de controlo. Muito poder, pouco stress. Sobre a sempre privilegiada e branqueada banca, leia-se o estudo de Eugénio Rosa, que tem chamado a atenção para o facto de o crédito ter sido há muito canalizado essencialmente para a economia do imobiliário e muito menos para os sectores de bens transaccionáveis. A falta que faz uma robusta política pública de crédito, parte de uma política industrial digna desse nome...

20 comentários:

Paulo Pereira disse...

O autor já deve ter criado várias empresas com dezenas ou centenas de trabalhadores por isso percebe tanto do que fala.

Anónimo disse...

Acho que o autor apenas está a fazer um exercício intelectual!
Não é necessário ser-se empresário para se falar de competitividade!
Nuno

Ana Paula Fitas disse...

Caro João Rodrigues,
Faço link.
Obrigado.

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

sim vocemecê tem razão

o preço do algodão subiu

o custo das anilinas nacionais produzidas em españa (sabe-se lá porquê) também devido aos petrodólares que custam

as peças para as máquinas que datam na sua maioria dos anos 90
são produzidas na china...

tem razão são aqueles patrões que começaram a vida como operários
e dinamizaram empresas de 20 a 30 pategos muitos deles do seu núcleo familiar

vão com a vergonha de serem ladrões
pelas costas....cambada de reaccionários

decretada a morte cerebral da geração que nunca viveu à rasca

mas felizmente para lá caminha.....
a imbecilidade paga-se
a incompetência geralmente rende

vamos fazer greve porquê se o Jão tá quase falide

és estúpido pá....queres ganhar o que tens direito

ou deixar o teu falso "amigo" João
viver à custa do teu trabalho escravo

Sindicalista com perfil televisivo
Vale do Ave 198...e tal

o Jão anda a remexer no lixo in gay Paris
o resto do pessoal anda na suiça e no lux a limpar casas e esgotos
um tem um bistro em Carcassone

o sindicalista tem um bruto Audi
com matrícula de 2009

exercícios intele cu ais
em morte cerebral nã funcionam

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

felizmente nasci estúpido...

Capo disse...

OH JOÃO RODRIGUES! O ESTADO ESTÁ ENDIVIDADO ATÉ AO TUTANO! NÃO PODE CRIAR PROCURA ARTIFICIAL! SÓ LÁ VAMOS PELA COMPETITIVIDADE EXTERNA! E SIM! PARA A COMPETITIVIDADE EXTERNA OU PARA A ACTRACÇÃO DE IDE COM VISTA À EXPORTAÇÃO A FISCALIDADE CONTA! CAPISCE??

João Pala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Pala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Pala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Pinto disse...

No capitalismo, o lucro é a "justa recompensa" pela iniciativa e pelo risco de perder.
Se a iniciativa de produzir é frustrada com juros elevados e se os erros estratégicos já não são castigados com a falência, isto já nem é capitalismo. É fascismo!

Anónimo disse...

Senhor one hundred trillion dollars porque escreve comentários com tantos espaços?

Anónimo disse...

caro anónimo,

talvez o senhor 100 trillion dollars seja pago ao caracter com espaços e receba bónus de produtividade por comentários com mais de 3 parágrafos..

senhor Capo, competitividade externa como e onde - com ou sem a "fiscalidade" q tanto lhe agrada - se o preço do euro se mantiver ajustado às necessidades económicas alemãs? não seria melhor, dada essa imposição externa, ao menos garantir q os portugueses têm dinheiro para consumir?

F.

Paulo Pereira disse...

Como encontrar melhores empresários se os que existem não são suficientes ?

A taxa de desemprego é de 12%, então o que fazer ?

Capo disse...

Caro F.

a zona euro também é mercado externo e, curiosamente, o maior destino das nossas exportações, nesse sentido, a competitividade fiscal tem ainda importância alavancada! Tanto nas decisões de investimento como na competitividade.

procura e encontrarás disse...

pois , é a falta de procura . e os custos fixos- salários ,energia , manutenção de edificios ,etc - da altura (que a maioria não nasceu no tempo das vacas magras ) em que havia excesso de procura , paga com cartão de crédito ,of course.. e pedir emprestado à espera do milagre da recuperação económica , como fez o estado , para pagar aos funcionários e tal não me parece nada boa ideia. de aí que fechem portas e arrumem as malas.

procura e encontrarás disse...

às vezes fecham e abrem ao lado , no tamanho adequado a vacas magras. e quem os pode xingar por isso ? eu não. se não as deixam emagrecer legalmente , que é que elas hão-de fazer? afundar-se com dignidade social ? pois , isso come-se?

procura .. disse...

e disse cartão de crédito porque indirectamente a banca financiou outros produtos que não o sector imobiliário , não é ? e às carradas , desde agências de viagens , à indústria textil e ao mobilário e electrodomésticos. e passando pela famosa indústria automóvel !! por exemplo , há 15 anos , as maiores fábricas cá no sítio eram de componentes para carros , desde cablagens a assentos. até os moldes da marinha grande trabalhavam prós popós comprados a crédito.

Capo disse...

A verdade pura e dura é que o nosso consumo é deficitário.. aumentar o consumo interno através de divida pública ainda vai é alavancar mais a dívida por via do consumo... estes "keynesianos" não entendem que já não há espaço para mais dívida!!

procura disse...

pois é , Capo. parece que há algumas pessoas que nem com desenhos lá vão. havia muita procura cartão de crédito , essa berrou e vai daí querem agora cartão de crédito prás empresas? ora , se isto não é loucura vou ali e já venho.
e digam lá ao senhor Eugénio Rosas , de quem até gosto , que faça as contas tendo em conta como as pessoas consumiram outros bens que não casas : a crédito , dado pelo banco.
decrescimento sustentável , não ? habituem-se , porque é essa a única solução. sem bancos , de preferência.
a mim faz-me muita impressão que não perceba que pede agora a outros que metam a corda ao pescoço, senhor João Rodrigues.
como disse alguém aí para cima , abra uma empresa , contrate pessoas , venda produtos , peça empréstimos e depois disso tudo , então , debite sentenças. é qiue eu conheço um be que depois de fazer essas coisas todas para ajudar um filho desempregado já teve 2 infartos , pois foi. ser patrão é lixado.

Anónimo disse...

Caro Capo,
como sabe, as nossas exportações para zona euro têm sido estrategicamente mantidas muito abaixo daquilo q importamos da zona euro - é essa a razão de ser das "economias periféricas", foi para isso que nos ajudaram a destruir a nossa produção agrícola, por exemplo, a produzir tomates, para depois os enterrar, enquanto compramos tomates alemães - não me parece q a política vá mudar, mas tlvz saiba alguma coisa q eu não sei. a única coisa q exportamos agora mais do q importavamos da zona euro é mão de obra qualificada- talvez seja altura de a privatizar também, digamos, a bem da nação?