terça-feira, 28 de junho de 2011

Na Grécia, o estado de espírito mudou

É apenas um comentário a este artigo de David Marquand. Mas indiciador de que o parlamento grego pode já ter perdido a legitimidade democrática, ou seja, o apoio do soberano, o povo grego.


Nos próximos dias a Europa vai passar por um momento de crise.
Na Grécia, o estado de espírito mudou. Quase já ninguém acredita que o resgate do FMI e UE se destina a fazer reformas na Grécia, mas antes a salvar os bancos europeus.
Verdade ou mentira, o que conta é que a UE sancionou, e está a promover através do parlamento, a venda de terrenos do domínio público a empresas de construção, o que é explicitamente contra a constituição grega. Trata-se do regresso às políticas que a Junta [militar] grega implementou na sua fase final. Adeus Grécia! Viva a Costa do Sol! A destruição do Egeu está a ser organizada para esconder as perdas dos bancos alemães e franceses.
Isto é uma forma de colonialismo. O resultado terá consequências bem para lá das fronteiras da Grécia. Uma UE ao serviço de interesses particulares poderosos, actuando contra os interesses de longo prazo dos seus cidadãos, é uma UE condenada a falhar. Que tenham vergonha.
Iannis Carras

15 comentários:

Elemento Absorvido disse...

É a aplicação da Doutrina do Choque: http://vimeo.com/21049802

Paulo Pereira disse...

Que artigo bacoco.
.
Se a Grécia não tiver acesso a dinheiro quem mais perde é a classe média e os funcionários públicos.
.
A divida que está nos bancos é pouco dinheiro.
.
O problema é a subida dos juros em Espanha. O resto são trocos.

Ana Paula Fitas disse...

Caro Jorge Bateira,
Faço link.
Obrigado.

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

Porque é que os matam

não querem contribuir para o bem comum

é preciso alimentar os funcionários

sem estado nasce o Kaos

"1991 citação de um tenente in الصومال

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

revolução permanente dá fome

mas cria novas civilizações

com 2 milhões de velhos
2 milhões empregues pelo estado

e tirando o turismo

sem indústria de jeito

e tal como nós dependentes de matérias primas importadas

para conseguir exportar qualquer cosa

não vão ser o Zimbabué
solamente o Haiti da Europa

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

sem dinheiro para comprar pitroil e matérias primas e medicamentos, máquinas e bens alimentares

temos o Portugal dos açambarcadores de 10 latas de atum e sardinha
e de banheiras de gasolina

a única altura que cumprimos o ideal soviético
nivelar pela miséria

ó admirável velho mundo que se faz xéxé como o bochechas

Paradoxo disse...

O PARADOXO

A esquerda Grega culpa o Capitalismo pela crise... mas esperem aí.. a dívida da Grécia não se deve a uma estado gordo e cheio de beneces? Ahh.. então é o capitalismo a doutrina que defende um engrandecimento do estado e das beneces sociais! Já percebo mais de política.. viva a esquerda e abaixo o capitalismo!

Anónimo disse...

A Grécia não pode aproveitar para fazer reformas? como bem diz PMP, o problema é os outros países. A banca europeia aguentaria bem as perdas gregas.

jvcosta disse...

Esperemos umas horas. Se hoje, coisa difícil mas não de excluir, deputados do PASOK, em consonância com o povo na rua, derrotarem o ultimato franco-prussiano, o parlamento não fica assim tão descredibilizado.

Miguel Rocha disse...

A Grécia só entrou no Euro devido às contas falsificadas pela GoldMan Sachs. Ou já se esqueceram?

A GoldMan vai pagar por isso?

Não.

(É apenas um palpite)

As agências de rating tiveram influência decisiva para a crise do subprime.

Resultado: Continuam intactas e emitem opiniões que são fielmente seguidas pelos "mercados".

E que tal este paradoxo? O mundo enlouqueceu e as pessoas não se deram conta...

Os verdadeiros culpados ainda não prestaram contas e quando assim acontece...

Semisovereign People at Large disse...

pois e quem pagou à goldman para fazer essas avaliações

Che Guevara (LOL) disse...

AH AH AH!! Então são uns vandalos nas ruas da capital que tiram legitimidade a um governo de um país com 11 milhões de habitantes... LOOOOOOOOOOOOL

Também deve ser culpa do Goldman Sachs o estado grego ter práticas como contratar 45 jardineiros para um hospital com quatro arbustos.. ou é culpa do goldman sachs a proliferação de institutos e gabinetes inúteis em portugal, ou a baixa qualificação dos portugueses, etc.. etc..

Vocês (esquerda) tratam as pessoas como criancinhas... sem responsabilidades, inimputáveis... a culpa é sempre do imperialismo americano.. caríssimos, essa conversa já fede!

Tomás Guevara disse...

Um néscio ficou perturbado com alguns comentários aqui produzidos.Eis que assume uma outra identidade e parte para o pequeno insulto e o dislate mais tonto.Defende o néscio a goldman sachs?Claro que defende.Esta gente,seja cavaco,seja este néscio,seja coelho defendem os irmãos no crime e no saque.Por exemplo,já ouviram falar em antónio borges?Ele foi vice-presidente de tão sinistra corporação.Foi também candidato à chefia do PSD.Em 2005 podia-se ler esta curiosa acusação no DN:o custo dos serviços de assessoria que o banco de investimento Goldman Sachs, de que António Borges é vice-presidente, prestou ao Estado português nos negócios da Galp Energia e na definição do modelo energético nacional,já rendeu a Goldman Sachs 1,7 milhões de euros em 2004. Condições contratuais leoninas parecem garantir-lhe mais 13 milhões nos próximos 18 meses. A Goldman Sachs tem também um contrato de consultoria com a EDP, mas desse, para já, não se conhecem os montantes.O interesse destes montantes reside no facto de serem o pagamento dos conselhos que o banco de António Borges deu ao presidente da EDP, João Talone, ao ex-ministro Carlos Tavares e a Durão Barroso quanto ao futuro energético do país".Escrevia-se isto em 2005.Entretanto a crise do sistema financeiro rebentou.Em 2010 a goldman sachs é formalmente acusada de fraude na venda de produtos financeiros estruturados no mercado hipotecário que causaram perdas milionárias a investidores.A acusação partiu do organismo regulador dos mercados norte-americanos de valores imobiliários depois das especulações terem começado em 2008.O presidente é directamente acusado.Borges sai de cena e é-lhe atribuído como recompensa o lugar de manda-chuva do FMI para a europa.FMI que depois da Grécia se apresta para arruinar ainda mais Portugal.Ah,borges continua a ser militante de proa do PSD.PSD que está agora no poder a negociar Portugal com o FMI.Fede de facto e muito.Os podres do sistema defendido pelo néscio aqui numa brevíssima resenha.Barroso,borges cavaco,passos coelho, o néscio do LOL,..todos juntos para a continuação do saque.Depois não querem que os povos se revoltem..

Paulo Pereira disse...

O António Borges é um neotonto que não faaz ideia nenhuma em como se desenvolve um país.

Miguel Rocha disse...

Obrigado, Tomás Guevara, pelo detalhe. Não sabia que a coisa era tão intrincada.

Realmente fica tudo cada vez mais claro.

Palpite futuro: as greves serão usadas como bode expiatório para o agravamento do estado financeiro português...

Espero não ter razão...

Cumprimentos